Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério da Fazenda costurou ação com empresários para levar produtos às vítimas da chuva

Companhias como EMS, Cimed, Eurofarma, Blau e JSL atuaram no esforço

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto anunciava parceria com o governador de SP, Tarcísio de Freitas, para definir ações de socorro ao litoral do estado atingido pelas chuvas, Lula orientou o Ministério da Fazenda a organizar também uma reação com o setor privado para levar medicamentos e outros produtos ao local.

O contato do governo para chamar o empresariado para os esforços foi feito pelo secretário-executivo da pasta, Gabriel Galípolo, ex-banqueiro destacado desde a campanha presidencial para fazer a ponte do diálogo petista com o setor privado.

Segundo Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma, quando as chuvas atingiram a Bahia com outro rastro de destruição há cerca de um ano, a ação da gestão Bolsonaro para atrair a participação das empresas se deu por meio de requisições administrativas, em que o governo obriga a indústria mediante posterior indenização. "Desta vez foi por meio de diálogo, parcerias dos governos federal e estadual e reação das empresas para ajudar", afirma.

Chuvas intensas deixaram rastro de destruição na Barra do Sahy, em Sebastião, litoral norte de São Paulo - Amanda Perobelli/Reuters

Na manhã desta terça (21), circulou no setor farmacêutico uma lista da prefeitura de São Sebastião que apontava a falta de produtos como morfina, diazepam e agulhas.

Entre as companhias que enviaram carregamentos estão Aché, Cimed e Eurofarma. Na noite de segunda, o empresário João Camargo, do grupo Esfera Brasil, divulgou nas redes sociais que a EMS iniciaria as doações a pedido de Galípolo.

O CEO da farmacêutica Blau, Marcelo Hahn, mandou o helicóptero da companhia para levar os produtos. O hospital Sírio-Libanês também enviou remédio e materiais.

Empresas como JSL, UniHealth, de logística hospitalar, e Rioclarense atuaram na distribuição. A Fiesp, por meio de Sesi e Senai, atuou na arrecadação de cestas básicas.

Joana Cunha com Fernanda Brigatti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.