Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inflação juros

Associação comercial registra desaceleração em fevereiro

Expectativa para os próximos meses é baixa com cenário econômico desfavorável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O indicador de movimentação no varejo da capital paulista medido pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) registrou desaceleração em fevereiro.

Conforme os dados que serão divulgados nesta semana, a alta foi de 1,5% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2022, o avanço ficava em torno de 5% na mesma base de comparação.

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, atribui o crescimento deste ano à retomada do Carnaval. "Neste ano, houve uma grande afluência de pessoas, de blocos. Algum efeito tem, mas é pequeno", afirma.

Quando a comparação é feita com o mês anterior, fevereiro teve uma queda de 5% na movimentação do setor em São Paulo. O recuo já era esperado pela ACSP. "[O Carnaval] não é propriamente uma superdata para o varejo. É o setor de serviços que se beneficia mais. O comércio tem algum benefício, mas nem tanto", diz Gamboa, que também cita o impacto dos dias a menos em fevereiro.

Para os próximos meses, as expectativas são de arrefecimento nas vendas em um cenário de inadimplência, juros altos e a desaceleração da atividade econômica.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

Mulher segura vestido rosa com brilho.
Consumidora na Bendita Seja, loja na 25 de Março - Rubens Cavallari - 5.fev.23/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.