Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu inss

Bancos veem risco de queda na oferta de crédito após corte de juros do consignado

Medida foi aprovada pelo Conselho da Previdência nesta segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois que o Conselho Nacional de Previdência Social aprovou nesta segunda-feira (13) a queda dos juros do empréstimo consignado do INSS, executivos do setor financeiro que acompanham o caso fizeram as contas e estimam que uma parte da demanda pode acabar excluída desse mercado.

Com o corte de 2,14% ao mês para 1,70% no teto do empréstimo pessoal, a avaliação é que a margem do produto tende a ficar negativa, o que pode tornar inviável a concessão de crédito para uma parte dos aposentados, especialmente aqueles que concentram maior risco de inadimplência, ou seja, os que têm renda menor e a camada mais idosa.

Entre as críticas feitas ao corte da taxa, também existe a expectativa de que o novo patamar do juro possa prejudicar o canal de correspondentes bancários, que representam um custo elevado dentro da margem mais curta.

A argumentação entre executivos do setor é que, pelas regras do Banco Central, a instituição financeira que contrata o correspondente bancário no crédito consignado fica responsável por controlar a viabilidade econômica da operação, ou seja, as operações economicamente inviáveis devem ser eliminadas.

Procurada pelo Painel S.A., a Febraban diz, em nota, que "os patamares de juros fixados não suportam a estrutura de custos do produto e os novos tetos têm elevado risco de reduzir a oferta do crédito consignado, levando um público, carente de opções de crédito acessível, a produtos que possuem em sua estrutura taxas mais caras (produtos sem garantias), pois uma parte considerável já está negativada".

Cédula de R$ 200,00
Cédula de R$200,00 (duzentos reais) - Gabriel Cabral - 17.set.21/Folhapress

A federação também compara ao movimento de 2021, quando o teto do empréstimo consignado subiu de 1,80% ao mês para 2,14% no momento em que a Selic estava em 9,25% ao ano, enquanto no cenário atual, com a Selic de 13,75%, o teto faz o caminho inverso para 1,70%.

"O setor financeiro já havia se manifestado – e agora reitera a posição – junto ao Ministério da Previdência, INSS e a outros interlocutores no governo, afirmando que, neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado", diz em nota a Febraban.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.