Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu petrobras

Caminhoneiros elogiam decisão do governo de taxar petróleo exportado

Chorão, líder da categoria, diz que Petrobras precisa de transparência na política de preços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os movimentos anunciados pelo governo Lula para a reoneração de Pis Cofins da gasolina e do álcool nesta terça (28) foram bem vistos entre os caminhoneiros.

Embora não tenham atingido o diesel, cujos tributos permanecem zerados até o fim do ano, os caminhoneiros representam um setor da sociedade que, desde a grande paralisação de 2018, ganhou peso dos debates sobre o tema.

Wallace Landim, o Chorão, uma das principais lideranças da categoria na greve que parou o país há cerca de cinco anos, elogiou a criação da taxa provisória de 9,2% sobre as exportações de petróleo bruto.

"Hoje, o petróleo bruto vai para fora sem pagar imposto nenhum e a gente compra ele dentro do PPI sendo taxado em dólar. A população e a nossa categoria continua sendo lesada. É uma das coisas em que eu acho que ele acertou", diz.

A medida, que tem duração de quatro meses, passou a valer a partir desta quarta-feira (1º).

Homem enche tanque de caminhão.
Caminhão de combustível do posto Ipiranga leva gasolina ao posto da avenida Estados Unidos, nos Jardins - Isadora Brant - 8.mar.12/Folhapress

Chorão também voltou a afirmar que a Petrobras precisa elevar a transparência na política de preços. "Nunca teve transparência, é isso que a gente pede. De fato, está abaixo do preço do PPI? Quanto reduziu? Quanto não reduziu? A gente não sabe."

Nesta terça (28), a estatal anunciou corte de 3,9% no preço da gasolina em suas refinarias. O preço do diesel também será reduzido, em 1,9%.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.