O Consulado da China em São Paulo afirmou nesta quarta-feira (8) que vai reavaliar seu atendimento depois de uma mudança que gerou filas de madrugada na calçada do órgão em bairro nobre da capital paulista nos últimos dias.
Solicitantes de vistos que aguardavam na fila atribuem a confusão à decisão do consulado de suspender o agendamento online neste mês e passar a receber apenas 30 pessoas por dia presencialmente no local.
Como mostrado pelo Painel S.A. nesta terça-feira (7), empresas que precisam enviar seus profissionais para viagens de negócios ao país asiático estão preocupadas com o gargalo na liberação dos documentos.
A representação chinesa funciona das 9h às 12h para realizar o serviço. Há relatos de venda de vagas na fila a R$ 800 por pessoas que esperam no local.
O órgão promete responder os e-mails em até dois dias. Os viajantes que têm passagem marcada para este mês e precisam de urgência terão seus atendimentos agendados por e-mail. Ainda segundo o consulado, a orientação é que esses passageiros enviem seus passaportes, formulários e documentos.
Para quem tem passagem a partir de abril, o órgão recomenda que aguarde um comunicado e envie novamente um e-mail depois do dia 20 de março.
"Há pessoas formando fila desde a madrugada. Portanto, para evitar mais transtornos, pedimos que aguardem novo comunicado. Vamos reavaliar nosso modo de atendimento para atendê-los melhor", disse o consulado em nota.
Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix
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