Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folha Mulher inflação

Dia da Mulher impulsiona venda de flores após desarranjo no setor

Floristas e produtores viveram queda de braço no ano passado após disparada nos preços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Dia da Mulher foi visto como um momento de retomada do mercado de flores depois de uma série de datas prejudicadas pela pandemia na sazonalidade do setor.

Floristas projetam um aumento de 15% nas vendas neste ano em relação ao 8 de março do ano passado, segundo a Abaf (Academia Brasileira de Artistas Florais).

"O mercado pós-pandemia conseguiu se preparar. Os preços estabilizaram. Hoje, a produção e a demanda já estão mais alinhadas", diz Tanus Saab, presidente da entidade.

No ano passado, às vésperas do Dia das Mães, outra data de vendas importante, o setor viveu uma queda de braço entre floristas e produtores, quando as festas e eventos começaram a retomar o fôlego perdido na pandemia, elevando a demanda e os preços.

Consumidores compram flores em São Paulo para o Dia das Mães
Consumidores compram flores em São Paulo para o Dia das Mães - Joel Silva - 10.mai.13/Folhapress

A florista Raquel Franzini, também vê o mercado mais aquecido. "Está voltando a movimentação. O aumento do [preço no] ano passado foi fora da normalidade. Agora, o valor não é barato, mas está dentro do esperado", afirma.

No Ceaflor, a média de crescimento das vendas para este Dia da Mulher, na comparação anual, é de cerca de 10%. Segundo o mercado de flores, alguns produtores relataram salto perto de 20%.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.