Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Canadense de batata frita compra Forno de Minas, e fundador sai do negócio

Operação com McCain do Brasil já foi comunicada ao Cade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A McCain do Brasil, empresa de origem canadense conhecida pelas batatas fritas congeladas, fechou acordo para comprar o controle da Forno de Minas, famosa pelos pães de queijo.

Com a operação, que já foi comunicada ao Cade, os fundadores deixarão o quadro de acionistas do negócio fundado em 1990 pela família em Belo Horizonte.

Pães de queijo numa cesta
Pães de queijo da Forno de Minas - Marco Ankosqui - 26.jun.14/Folhapress

Pelos termos do acordo, a McCain vai fazer a aquisição de 51% e passará a ser a única acionista e controladora unitária da Forno de Minas. Em 2018, a canadense já havia adquirido 49%.

Indiretamente, a operação representará a aquisição das ações remanescentes da Sérya, atualmente detidas pela Forno de Minas, conforme o documento enviado pelas companhias ao Cade. Atualmente, o controle da Sérya (que é uma fabricante de batatas congeladas de Araxá (MG) com venda e distribuição feitas pela Forno de Minas) também já é exercido pelo Grupo McCain.

Para o grupo canadense, a transação deve ajudar a consolidar sua presença no Brasil e expandir seu portfólio, que hoje tem foco nas batatas, pizzas congeladas e anéis de cebola.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.