Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Fornecedores de hospitais e planos de saúde reclamam de atraso de pagamento

Levantamento da Abraidi aponta aumento na retenção de faturamento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A crise enfrentada por hospitais e planos de saúde com o aumento da sinistralidade pode virar uma avalanche, segundo fornecedores de materiais para cirurgias e tratamentos.

Além de um avanço da inadimplência, fornecedores relatam aumento na retenção do faturamento, ou seja, após a realização de um procedimento, alguns hospitais e planos demoram para liberar o documento necessário para a fatura, segundo Sergio Rocha, presidente da Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde).

Pronto Socorro de hospital em São Paulo
Pronto Socorro de hospital em São Paulo - Rubens Cavallari - 04.jan.2022/Folhapress

Levantamento da entidade aponta que o volume pendente de faturamento chegou a R$ 1,085 bilhão neste ano, alta de quase 50% em relação ao monitoramento do ano passado. Isso representa 12% das receitas das distribuidoras e importadoras associadas à Abraidi.

"Quando o documento para o fornecedor faturar não é entregue, ele corre o risco de ter problemas fiscais. Se ele não tem nota de faturamento, pode ser autuado por sonegação. E por outro lado, isso não aparece como dívida no balanço do hospital ou plano de saúde", diz Rocha.

Ele faz uma analogia com o caso da Americanas. "Chega a levar 180 dias para faturar um item de uma cirurgia que aconteceu. Se não fatura, a dívida não existe no papel", afirma.

A inadimplência registrada também subiu para R$ 864 milhões, maior índice da série histórica, 40% superior ao valor registrado há um ano.

Segundo Rocha, o problema pode ser muito maior no mercado porque a Abraidi tem 304 associados e representa apenas 20% da cadeia de órteses, próteses e materiais especiais.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.