Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empreendedor expõe Heineken em disputa contra Ambev

Dono de um pequeno negócio tentou ingressar no Cade por perdas causadas pela Heineken

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

Os donos da Villa Parnaíba Mall, um pequeno negócio prestes a ser inaugurado no interior do Piauí, tentaram ingressar como interessados no processo entre as gigantes Ambev e Heineken no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Nesse caso, a Heineken acusa a Ambev de quebrar regras da livre iniciativa ao impor, via distribuidores, contratos de exclusividade com bares, restaurantes e casas de espetáculos.

A Heineken é uma das maiores empresas de cerveja do mundo
A Heineken é uma das maiores empresas de cerveja do mundo - Paulo Whitaker - 12.jun.2018/Reuters

Francisco Dantas, um dos donos do Villa Parnaíba, acusa a Heineken de ter feito a mesma coisa ao impor exclusividade. Com a recusa do Cade, ele cogita ir à Justiça.

Por telefone, ele afirmou à coluna que a Heineken é a única cervejaria na região. Disse que a Petrópolis fechou um depósito por não conseguir competir com as grandes empresas e que a "Brahma (sic) está praticamente aniquilada".

"Pedimos um contrato de parceria em infraestrutura com a Heineken, mas eles queriam que comprássemos cerveja para ter o apoio do marketing. Queríamos cobrir as tendas de circulação e a praça de alimentação, sem a exclusividade das cervejas", disse Dantas.

"A Heineken enrolou por quatro meses. Nesse meio tempo, eles fecharam com uma empresa criada depois da nossa, da filha de um sócio distribuidor, e montaram o bar para ela", afirma o empresário.

Dantas diz ter feito uma denúncia à Heineken contra o distribuidor que ele afirma ter beneficiado seu concorrente na cidade.

Pediu confidencialidade para evitar um conflito direto. Porém, a cervejaria revelou seu nome, infringindo o próprio código de conduta empresarial.

"A Heineken mandou essa denúncia para o distribuidor", disse Dantas. "Estou no Piauí e aqui é risca faca, foi uma sacanagem deles."

Após o episódio, a Villa Parnaíba Mall acionou o Cade com o objetivo de "ampliar para o país uma investigação sobre potencialidade econômica de exclusividade".

O Cade rejeitou o pedido duas vezes. O órgão afirma que a empresa não demonstrou relação de nexo e causalidade para que ingressasse no processo.

"Não vamos prosseguir, porque estamos com medo de levar alguma multa e comprometer o negócio. Mas estamos avaliando uma ação na Justiça, levantando esse debate sobre o contrato de comodato."

Procurada, a Heineken disse que a decisão do Cade "reforça que o pleito carece de qualquer fundamento jurídico".

Com Diego Felix e Stéfanie Rigamonti

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.