Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Aneel diminui reajuste em tarifa de energia no Pará

Após reclamação de governador Helder Barbalho, agência refez os cálculos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) diminuiu nesta terça-feira (15) de 16,25% para 11,7% o reajuste tarifário previsto para a Equatorial Pará. A revisão estava suspensa desde o início do mês após reclamações do governador Helder Barbalho (MDB) sobre o aumento aprovado pela agência.

Além da tarifa média para a alta tensão, que caiu de 16 % para 11,7%, ficou definido que a tarifa para o consumidor residencial será de 9,61% (seria 18,32% na virada do mês).

Fachada Aneel
Sede da Aneel, em Brasília - Divulgação

Três diretores votaram a favor da redução tarifária. A medida será retroativa e a diferença já estará contabilizada na próxima conta de energia. Isso acontece porque a data-base do reajuste estava marcada para o dia 7 de agosto, porém, com a suspensão do processo, o encarecimento da conta ficou atrasado.

Como mostrou o Painel S.A., Barbalho foi à Justiça Federal contra o reajuste aprovado pela agência. Ele também pediu intervenção legislativa ao Congresso para rever o alto custo da energia para o Norte e Nordeste.

Sob pressão, Sandoval Feitosa Neto, diretor da Aneel, suspendeu a revisão tarifária da Equatorial Energia até que houvesse uma análise sobre o caso —o que aconteceu nesta terça.

Durante a reunião, a diretoria também discutiu a preocupação de Barbalho sobre o reajuste e encomendou um estudo prospectivo para o ano que vem.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.