Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Um a cada dez projetos no Congresso geram aumento na conta de luz, diz CNI

Levantamento mostra que 12% dos projetos que propõem mudanças no setor definem subsídios e novos encargos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Brasília

Levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 56 dos 453 projetos de energia em tramitação no Congresso levarão a aumento nas contas de luz.

A entidade afirma que, um a cada dez dos projetos definem subsídios ou novos encargos, que geram aumento de custos passíveis de repasse aos consumidores.

De acordo com a CNI, os subsídios incorporados nas tarifas de energia equivalem a 13% do valor da conta de luz
De acordo com a CNI, os subsídios incorporados nas tarifas de energia equivalem a 13% do valor da conta de luz - Gabriel Cabral - 21.fev.2019/Folhapress

Atualmente, os subsídios incorporados nas tarifas de energia somam R$ 35 bilhões —o equivalente a 13% do valor da conta de luz. Em 2017, esses encargos representavam somente 3% da fatura.

Mais de 90% dos projetos estão na Câmara dos Deputados. Eles tratam do seguintes temas: diversificação elétrica (116), distribuição de energia (63), descontos tarifários (56), reajustes tarifários (31), suspensão do serviço (30), tarifas de energia elétrica (24), tributação (21), recursos hídricos (15), entre outros.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.