Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Congresso Nacional

Cinema nacional tenta quebrar regras de gigantes como Netflix no Congresso

Projeto de lei prevê recolhimento compulsório de 4% do faturamento das plataformas de streaming para fundo setorial; produtores locais querem mais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Frente da Indústria Brasileira do Audiovisual Independente (FIBRAv) aproveita a discussão no Congresso do projeto de lei que tributa gigantes como Netflix e Amazon para tentar mudar as regras desses players globais no país.

O projeto em tramitação prevê o recolhimento de 4% sobre o faturamento bruto global dessas plataformas para a Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

Logo da Netflix
Logo da Netflix - Dado Ruvic - 19.abr.2022/Reuters

Além disso, estabelece cotas para filmes nacionais de até 10% do faturamento da plataforma, sendo metade para produtoras independentes e 10% para conteúdos identitários.

As plataformas projetam que, se for aprovado, o consumidor pode aguardar aumentos de ao menos 14%.

No entanto, o governo Lula defende que, na Europa, essas empresas já atuam dessa forma e com forte regulação, sem que tenha havido aumento de preços nas assinaturas.

Criada por 12 associações e sindicatos do setor, a FIBRAv defende que a Condecine VoD (como vem sendo chamada a contribuição sobre o streaming) seja de 14% sobre a receita bruta anual das plataformas.

A entidade quer ainda que, desse total, 70% seja usado para abater a aquisição, por prazo determinado, de direitos de exibição de obras audiovisuais brasileiras independentes majoritariamente inéditas (realizadas por produtoras brasileiras independentes, ou seja, empresa que não sejam controladora, controlada ou coligada a agentes relevantes, a exemplo de canais de radiodifusão).

Esse licenciamento pode se dar tanto para aquisição de obras já existentes quanto para novos filmes, séries e outros formatos de interesse dos serviços de streaming.

Ou seja: parte desse dinheiro seria usada para a compra de direitos autorais de produções nacionais que não são ‘originals’ (produzidas pelas plataformas no país).

A Condecine desempenha um papel fundamental na sustentabilidade e no crescimento do setor audiovisual no Brasil.

Todo o valor arrecadado abastece o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e, desse fundo, 70% ficam no setor. O restante (30%) pode ser usado pelo governo.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.