Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Reforma tributária

Exceções para concessionárias na Reforma Tributária criam sistema disfuncional, diz secretário

George Santoro, do Ministério dos Transportes, reagiu à pressão das entidades que querem inclusão no regime especial de contratos com a administração pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, disse nesta segunda-feira (16) que uma suposta ineficiência dos processos de reequilíbrio contratual das concessões não pode servir de argumento para exceções na Reforma Tributária.

Dar tratamento especial a esses contratos de forma preventiva criará um sistema disfuncional, na avaliação dele.

Rodovia Castelo Branco na altura do km 25
Rodovia Castelo Branco na altura do km 25 - Reprodução/CCR ViaOeste

Santoro reagiu a um movimento das associações que representam concessionários de transporte pela inclusão no regime especial de contratos com a administração pública previsto na PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma. Um dos argumentos das entidades é de que a repactuação dos termos das concessões pode levar anos, o que seria um risco financeiro às empresas.

O Painel S.A. mostrou que o impacto nas concessões rodoviárias poderá ser de 11%, em média, segundo estudo encomendado pela ABCR (Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias).

Em seu perfil da rede social X (antigo Twitter), Santoro escreveu que ainda é muito cedo para analisar o impacto da reforma e avaliou que afirmação do setor desconsidera o período de transição.

"Pode ser que tenhamos aumento em casos específicos, diminuições em outros casos", afirmou. "As concessões que têm muitos investimentos a fazer provavelmente serão credoras de imposto. E aí terão que diminuir pegágio?", questionou.

O secretário afirmou também que o texto da Reforma Tributária prevê crédito financeiro em todas as etapas. O impacto será individual, para cada contrato, e deverá variar de estado para estado. "São milhares de pontos a se analisar e que influenciam na conta de uma concessão."

"[É] normal os setores buscarem melhor se posicionar", escreveu Santoro. "Entretanto, o debate precisa de elementos técnicos. Não é possível fazer contas genéricas sobre todas as concessões."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.