Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Mercosul Camex

Importação de aço é puxada por oportunistas, diz Aço Brasil

Siderúrgicas defendem tarifa temporária de 25% para proteger produção nacional; compras externas de distribuidores subiram 56,4%

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A disparada na importação de aço bruto, vindo principalmente da China, deu início a uma nova temporada de desconfortos entre os diversos setores da economia.

As siderúrgicas defendem que a situação é urgente, que o setor está sob ameaça e que "oportunistas de plantão" estão aproveitando o momento para fazer estoque.

Um dos fornos usados para derreter ferro e aço em uma de Barueri (SP)
Um dos fornos usados para derreter ferro e aço em uma de Barueri (SP) - Eduardo Knapp - 21.nov2016/Folhapress

Indústrias que consomem aço veem com preocupação a possibilidade de a matéria-prima ficar mais cara e são contrários à criação de uma tarifa temporária de 25% para o metal.

Marco Polo de Mello Lopes, presidente-executivo da Aço Brasil, diz que Estados Unidos, União Europeia, México e Chile já estabeleceram tarifas nesse patamar para proteger suas produções siderúrgicas.

Segundo ele, a tarifa temporária só passou a ser tratada pelo setor com o governo federal depois de uma escalada no volume de aço importado. De abril a agosto, o aumento acumulado foi de 44,7%, período em que as vendas internas caíram 7,6%.

De uma média anual de 250 mil toneladas, dos quais 113 mil toneladas vinha da China, os dados deste ano, até agosto, chegam a 496 mil toneladas importadas, dos quais 300 mil toneladas vieram do país asiático, segundo a Aço Brasil.

Até julho, o tema das pautas nas reuniões no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) era a recomposição da TEC (Tarifa Externa Comum) com o Mercosul.

"Em junho, com a escalada [das importações], acendeu-se a luz vermelha absoluta", diz Marco Polo. Foi quando o assunto das discussões com o governo teve de mudar. O setor espera conseguir uma reunião com o presidente Lula, que se recupera de uma cirurgia, para tratar do assunto.

Parte do aço importado está sendo trazido pelas distribuidoras, a quem o representante das siderúrgicas chama de "oportunistas de plantão".

Dados da Inda (Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço) de setembro mostram alta de 56,4% nas importações de aços planos em agosto e 69% vieram da China. De janeiro a agosto, o aumento é de 38,7%.

"Você acha que quem comprou aço na 'bacia das almas' vai vender mais barato aqui? Não, vai absorver a margem", afirma o presidente-executivo da Aço Brasil.

Ao Painel S.A., José Velloso, representante da indústria de máquinas e equipamentos, criticou a pressão do setor siderúrgico e apontou que mesmo as usinas estão aproveitando para comprar aço no mercado internacional.

Ele citou a Usiminas, que estaria comprando da China e do Vietnã. Segundo Marco Polo, da Aço Brasil, as compras feitas pela siderúrgicas vêm também de Rússia e Japão e são necessárias para atender compromissos já fechados. O alto-forno 3 da Usiminas está em reforma e, por isso, está desligados.

"Sabe por que não pedimos tarifa para placa? Porque placa não tem volume [entre os importados]", diz Marco Polo.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.