Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu BNDES desmatamento

Ruralista que tiver causado dano ambiental não terá crédito, diz BNDES

Diretoria aprova regra que veta financiamentos para proprietários de terras que tenham sido autuados por desmatamento e outros crimes ambientais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A diretoria do BNDES aprovou, nesta quinta (30), novas regras proibindo que proprietários rurais com "dívidas ambientais" possam tomar empréstimos junto ao banco. A nova diretriz deve ser implementada nas agências em até vinte dias.

A medida faz parte de um novo posicionamento socioambiental da instituição que, sob a gestão de Lula, quer acelerar investimentos relacionados à economia verde.

0
Sede do BNDES, no Rio de Janeiro - 04.jan.2018-Lucas Tavares/Folhapress

Antes, um proprietário rural solicitava a linha de crédito por meio de uma empresa. Dessa forma, o BNDES corria o risco de liberar recursos caso uma outra companhia do mesmo grupo econômico tivesse sofrido autuação por danos ambientais, por exemplo.

A partir de agora, as pesquisas serão feitas pelo documento do tomador. O banco fará cruzamentos societários para verificar se há algum passivo registrado.

Segundo o banco, a contratação só poderá ser autorizada se forem adotadas medidas efetivas quanto à regularização do embargo, em observância aos requisitos estabelecidos na legislação ambiental.

Pela regra atual, o BNDES não concede crédito para empreendimentos localizados em áreas com registros de desmatamento ilegal. A verificação é feita por meio de satélites (MapBiomas).

Com Paulo Ricardo Martins

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.