Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Brasil tem um DF fumando cigarros eletrônicos

Pesquisa Ipec mostra que 2,9 milhões de brasileiros usam vapes; produto ainda é proibido, mas mercado está consolidado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os cigarros eletrônicos conquistaram 690 mil novos adeptos (uma Aracaju, em Sergipe) neste ano e o país já totaliza 2,9 milhões de fumantes, o equivalente à população do Distrito Federal.

É o que mostra a mais recente pesquisa Ipec sobre o tema. Em seis anos, a incidência dos chamados vapes ou e-cigs saltou de 0,3% da população para 1,8%.

Mulher solta fumaça pela boca e segura cigarro eletrônico
O cigarro eletrônico está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil - Zanone Fraissat - 15.set.2023/Folhapress


Segundo o levantamento, chamou a atenção a expansão desse tipo de cigarro em Mato Grosso do Sul, onde os fumantes passaram de 1,8% da população para 4% somente, alta de 122% entre 2023 e 2022.

O estado foi seguido por Goiás (alta de 107%), Minas Gerais (100%) e Paraná (32,4%).

No Distrito Federal, houve queda de 18%, mas é o local com mais incidência dos dispositivos por habitante (um a cada 4,5).

Enquanto a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) discute se mantém a proibição ou regulamenta o consumo, o mercado clandestino se estabeleceu no país.

Um estudo feito pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), estima que o mercado movimenta R$ 7,5 bilhões por ano. A maior parte das mercadorias vem da China e do Paraguai. Somente em impostos, a União perde R$ 2,2 bilhões e o país a criação de 110 mil empregos.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.