Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Datafolha

Maioria paga cartão de crédito em dia, diz Datafolha

Pesquisa mostra que modalidade ajuda brasileiro no planejamento financeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nove em dez entrevistados pelo Datafolha afirmam que pagam a fatura do cartão de crédito integralmente na data do vencimento.

A pesquisa, encomendada pela Abecs, a associação dos emissores de cartões, mostra ainda que cerca de 80% usam a modalidade como aliada no controle financeiro e não como ferramenta de crédito indiscriminado.

Ilustração em vetor de cartões de crédito brancos sobre fundo cinza
O cartão de crédito é uma das modalidades de pagamento mais utilizadas no Brasil - Doraemo/Adobe Stock

Os entrevistados apontaram ainda diversas vantagens para a adoção dos plásticos, como acúmulo de pontos e cashback (76%), a possibilidade de parcelamento (47%), agilidade da transação (43%), facilidade com as compras na internet (40%), prazo para pagamento (31%) e segurança (27%).

"O cartão de crédito é hoje o principal instrumento de inclusão financeira e acesso ao crédito porque possibilita que as relações de consumo sejam mais eficientes, convenientes e seguras", diz Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.

Os cartões de crédito estão no epicentro da disputa entre bancos e varejistas desde que uma lei sancionada pelo presidente Lula travou o limite dos juros no rotativo do cartão a 100% da dívida.

Nas discussões com o Banco Central em torno da regulamentação da lei, instituições financeiras chegaram a defender limite no parcelamento das compras sem juros, enquanto os varejistas não veem motivos para qualquer tipo de restrição.

O Datafolha ouviu 2.000 pessoas de 18 anos ou mais, em todas as regiões do Brasil no fim de 2023.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.