Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Bradesco

Parceria para Shein nacional é mais relação pública com governo do que chance de ganhos, diz Bradesco

Quatro analistas do BBI, braço de investimento do banco, colocam o modelo de negócio da gigante chinesa da moda em xeque

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

Relatório do Bradesco BBI lança descrédito na operação da Shein no Brasil. Assinado por quatro analistas do banco, ele conclui que a gigante chinesa da moda na internet tem "dependência de lacunas fiscais" e "limitações inerentes, tais como baixos níveis de serviço (prazos de entrega e devoluções)".

O documento, obtido pelo Painel S.A., circulou nesta quinta (18) entre varejistas e investidores.

A Shein se tornou uma das grandes varejistas do país
A Shein se tornou uma das grandes varejistas do país - Dado Ruvic - 13.out.20/Reuters

"A mudança de Shein para (a fabricação) local parece ser mais uma campanha de relações públicas para funcionários do governo do que uma oportunidade significativa de ganhos," escrevem.

A iniciativa a que se referem os especialistas do banco de investimento é fruto da parceria no Brasil com a Coteminas.

O grupo têxtil brasileiro, que pertence ao empresário Josué Gomes, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), irá produzir parte das peças para a Shein —uma forma encontrada para reduzir a resistência à rede no país.

Como parte do acordo, a Coteminas, que está em dificuldades financeiras, recebeu um empréstimo de R$ 100 milhões.

Os especialistas do banco avaliam que a Shein "enfrentará barreiras significativas para replicar a base de fornecimento de vestuário chinesa para além da China" construído a partir de mão-de-obra barata e subsídios à produção e exportação.

Além disso, atacam também o envio de pacotes para importadores individuais "representa um risco potencial para as suas estratégias de preços extremamente baixos".

Para eles, isso é relevante no momento em que países começam a rever suas políticas de isenções no imposto de importação. Citam o caso da Indonésia. Após o cancelamento da isenção pelo governo, a companhia deixou o país.

No Brasil, há questionamentos sobre o imposto cobrado somente sobre mercadorias importadas acima de US$ 50.

A discussão surgiu a partir de marketplaces, como o da Shein, que vinha sendo usado por lojistas que disfarçavam compras de atacado (em grandes volumes e valores) fracionando-as.

Consultada, a Shein não quis comentar.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.