Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Flamengo contrata empresa para gerar receita milionária com acervo

Seguindo exemplo do Barcelona, clube entra na era da chamada gestão de ativos digitais para monetizar acervo histórico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Flamengo entrou de cabeça no mercado de gestão de ativos digitais, segmento que deve movimentar US$ 8 bilhões até 2027 em receitas aos clubes de futebol, e ramo de negócios que começa a ganhar força na Europa.

A Yapoli é a empresa responsável por gerenciar mais de 520 mil documentos, imagens e vídeos que compõem a história do rubro-negro.

Jogadores do Flamengo comemoram gol durante jogo válido pelo Campeonato Brasileiro
Jogadores do Flamengo comemoram gol durante jogo válido pelo Campeonato Brasileiro - Ricardo Moraes - 08.nov.23/Reuters

A operação serve como uma forma de controlar todo o material histórico do clube e monetizá-lo na internet. Ou seja: além do presente, fazer seu passado gerar dinheiro.

Pelas estimativas da companhia, 1% dos ativos controlados no acervo flamenguista equivale a R$ 9,8 milhões.

O plano é automatizar esse acervo e fazer a venda dos ativos em canais especializados, como o Getty Images, Shutterstock, sites de streaming, entre outros.

Atualmente, a Yapoli fornece um hub que controla a dinâmica de geração de conteúdo, fornece diretrizes de privacidade, centraliza demandas dos fotógrafos, administra o streaming do clube e a equipe de comunicação. Além disso, recebe demandas de patrocinadores.

Segundo a Sports Value, consultoria especializada em marketing esportivo, recentemente, o Barcelona fez algo semelhante criando uma divisão multimídia e isso rendeu muito dinheiro.

O time catalão possui um braço que só cuida de streaming, fotos e vídeos. As NFTs, colecionáveis e afins são geridos por outra empresa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.