Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Arsenal busca jogadores de base para aproximação com mercado brasileiro, diz Edu Gaspar

Braço direito de bilionário do futebol britânico, brasileiro prospecta clubes e jogadores no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os clubes brasileiros viraram alvo de grandes empresários do futebol mundial. O Grupo City, que controla o Manchester City, comprou a maior parte do Bahia. O norte-americano John Textor investiu no Botafogo, que quase ganhou o Brasileirão após sair da série B.

Hoje dirigente do Arsenal, de Stanley Kroenke, Edu Gaspar veio ao Brasil, no fim de 2023, para aproximar o bilionário do mercado brasileiro.

Edu Gaspar sorri enquanto conversa com outra pessoa
Como dirigente esportivo, Edu Gaspar passou pelo Corinthians, foi coordenador técnico da Seleção e está no Arsenal - Ricardo Borges - 16.mai.2018/Folhapress

Você veio comprar algum clube para o Stan Kroenke?
Não vim para comprar ou escolher um deles [para Kroenke]. Foi para entender como operam, quais as perspectivas em relação a uma aproximação com o Arsenal. Conversamos sobre todas as possibilidades existentes no Brasil e estreitamos relações com os clubes.

Que tipo de aproximação?
O Arsenal está distante do mercado sul-americano. Quando você fala com os clubes, com os diretores de academia, com os garotos, é tudo Real Madrid, Barcelona, Paris Saint-Germain, Manchester City. Você escuta pouco do Arsenal.

Então, o interesse é por jogadores?
Temos três brasileiros [no Arsenal] hoje se dando muito bem, na seleção. Me coloquei à disposição dos clubes para ver se tem algum jogador da base com que a gente possa começar a trabalhar junto, fazer estágio, ter a troca de experiência. Fui conversar sem uma agenda específica. Mas teve um pessoal perguntando: "Edu, você não tem interesse na SAF [Sociedade Anônima de Futebol]?"

Stan Kroenke (de terno azul) é dono de diversos times no esporte, um deles o Denver Nuggets, atual campeão da NBA
Stan Kroenke (de terno azul e boné) é dono de diversos times no esporte, um deles o Denver Nuggets, atual campeão da NBA - MATTHEW STOCKMAN - 12.jun.2023/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP

E você tem?
Visitei seis clubes. A maioria está se organizando para entrar numa SAF. Outros já têm possibilidade de venda [mas ainda não têm compradores interessados]. Por exemplo, visitei Palmeiras, Corinthians e São Paulo, que não querem SAF.

Stan Kroenke tem interesse em investir no mercado brasileiro?
Isso [a visita de Gaspar] não partiu dele.

Mas você veio com dois assistentes do Arsenal.
Trouxe o meu número dois na diretoria de esportes, Jayson Ayto, e um outro assistente da minha equipe, que só cuida de projetos futuros. Visitamos espaços no Brasil que não temos na Inglaterra e fiz questão que eles dessem uma olhada, como nos centros de reabilitações com laboratório. O Corinthians tem isso, o Palmeiras está usando bastante, o São Paulo tem o Reffis [núcleo de reabilitação esportiva fisioterápica].


Raio-X | Edu Gaspar, 45

Carreira: ex-volante, foi campeão pelo Corinthians do Brasileirão (1998 e 1999), Campeonato Paulista (1999) e Mundial de Clubes (2000). Pela seleção, venceu as copas América (2004) e a das Confederações (2005). Em 2012 passa a dirigir o Corinthians, em 2016 a CBF e em 2019, se torna diretor técnico do Arsenal

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.