Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça manda dono da Suno entregar celulares e computador

Tiago Reis e analista da companhia são parte em processo por suposta manipulação de mercado envolvendo a Hectare

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Tiago Reis, fundador da Suno, e Felipe Tadewald, um dos especialistas em investimentos da empresa, deverão entregar celulares e computadores nesta segunda (5) por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Ambos são investigados em um caso que envolve a denúncia de manipulação de mercado por parte da gestora de fundos imobiliários Hectare Capital contra a Suno.

Fachada da sede da B3, na região central de São Paulo (SP)
Fachada da sede da B3, na região central de São Paulo (SP) - Edilson Dantas - 15.jul.22/Agência Globo

A determinação judicial é consequência da ação de produção antecipada de provas movida pela Hectare contra a Suno.

A disputa entre as empresas teve início em fevereiro do ano passado, quando foi realizada uma operação de busca e apreensão nos escritórios da Suno em São Paulo, Porto Alegre e Goiânia.

A Hectare acusa a Suno de ter feito, em 2022, campanha difamatória para mover cotistas do HCTR11, fundo administrado pela gestora, para o Suno Recebíveis Imobiliários (SNCI11).

À época, a Suno negou e disse que produziu relatórios fundamentados assinados por seus analistas em que apontou problemas na operação da Hectare.

A Hectare também fez uma denúncia à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e uma notícia-crime para instauração de inquérito na Polícia Federal. O caso tramita em sigilo.

No ano passado, documentos da investigação da CVM apontavam evidências de que a Suno agiu para prejudicar a Hectare.

Um desses indícios, segundo a comissão, seria uma troca de mensagens em que Tiago Reis afirma que criticou a Hectare em seus perfis nas redes sociais e a cotação do fundo imobiliário oscilou de forma atípica logo em seguida.

Procurada, a Suno disse que sempre prestou todos os esclarecimentos solicitados pelas autoridades e que tem cooperado com as apurações.

"[A Suno] é a maior interessada em mostrar que seu trabalho de análise independente tem como maior beneficiário o investidor individual porque o ajuda a fazer melhores escolhas e a evitar ofertas de investimento cujos eventuais riscos envolvidos possam não estar claros."

A Hectare não quis comentar o caso.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.