Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Registro de crimes digitais bate recorde

Previsão é de que, neste ano, atas notariais continuem impulsionando receita de cartórios após inclusão de cyberbullying no Código Penal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os registros de vítimas de crimes cibernéticos bateram recorde, despontando como importante fonte de receita para os cartórios. Em 2023, foram 121,6 mil, 12% a mais do que no ano passado.

Segundo Giselle Oliveira de Barros, presidente do Colégio Notarial do Brasil (CNB), isso mostra a preocupação do brasileiro em documentar ataques digitais.

Garoto usa notebook
Mais pessoas estão se protegendo contra crimes virtuais como o cyberbullying - Karime Xavier - 11.jan.12/Folhapress

A expectativa é que esse movimento cresça ainda mais neste ano, após a inclusão do bullying e cyberbullying entre os crimes previstos no Código Penal. As penas para os crimes envolvendo crianças e adolescentes são maiores.

"No cenário atual, em que crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados e imersos no mundo virtual, o cyberbullying se tornou uma preocupação para todas as famílias", diz Barros.

As atas dão respaldo jurídico às vítimas, porque são redigidas por um agente imparcial e com fé pública. Por isso, o texto é um atestado em casos de injúria online em sites, redes sociais, mensagens de celular e meios eletrônicos em geral.

Em 2007, primeiro ano da série histórica do CNB foram registradas 25,6 mil atas no país. Em 2020, o número saltou para 90,6 mil atas. Subiu para 104,9 mil em 2021 e para 113,2 mil em 2022.

São Paulo lidera a busca pelo serviço, com mais de 20 mil registros no ano passado. É seguido por Minas Gerais (16 mil), Paraná (14,6 mil) e Rio Grande do Sul (12,5 mil).

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.