Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Governo Lula

'Angustiado', agro quer convocar Haddad para cobrar plano

Deputado pede que ministro apresente à comissão proposta do governo para o setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado Alexandre Guimarães (Republicanos-TO) propôs a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para cobrar dele uma política firme para o agronegócio que, segundo o parlamentar, está "angustiado".

No requerimento, Guimarães pede que a Comissão de Agricultura da Câmara convoque Haddad a prestar esclarecimentos e diz que o setor vive angustiado com a falta de políticas públicas, opera com recursos cada vez mais escassos, aumento dos custos operacionais e diminuição do crédito rural.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento no Palácio do Planalto
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento no Palácio do Planalto - Gabriela Biló - 26.mar.24/Folhapress

Somente no primeiro ano do governo Lula, o plano Safra, principal política de financiamento ao setor, destinou R$ 364 bilhões, quase R$ 25 bilhões a mais do que em 2022.

Para o deputado, o governo Lula não demonstra preocupação com o agronegócio.

Guimarães também quer propor ao governo a discussão de um plano de securitização e a prorrogação de dívidas por empresários do campo.

O pedido surge em um momento em que o Ministério da Agricultura pressiona o Judiciário a cumprir a lei que regulamenta as recuperações judiciais, retirando alienações fiduciárias e contratos de atos cooperativos, por exemplo, da lista de créditos submetidos à recuperação judicial.

A ideia do governo é barrar uma concessão desenfreada de planos de recuperação por juízes de primeira instância e evitar o encarecimento do crédito rural.

Advogados envolvidos com empresas do setor afirmam que a medida vai dificultar a vida de empresários que estão com suas operações comprometidas.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.