Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Com revés, grupos de saúde apelam à Fazenda para financiar expansão

Com veto a uso de certificados de recebíveis, hospitais querem aval para debêntures de infraestrutura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

Hospitais, laboratórios e clínicas receberam um balde de água fria com a resolução do Conselho Monetário Nacional, que barrou o uso de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) por companhias abertas do setor de saúde.

Esses papéis vinham sendo utilizados como forma de atrair recursos para a expansão da rede hospitalar, especialmente na construção de novos leitos pós-pandemia.

Médico segura estetoscópio
Os hospitais preveem redução nos investimentos se a resolução do CMN não for revista - Benoit Tessier - 30.out.20/Reuters

Rede D’Or, Hapvida, Oncoclínicas e Dasa emitiram R$ 11,2 bilhões em CRIs entre 2018 e 2023 com essa finalidade.

Outras grandes empresas, como Bradesco Seguros, Mater Dei e Kora Saúde, também têm anunciado planos de investir em mais estabelecimentos e leitos.

Com a reviravolta, a expectativa é que o Ministério da Fazenda permita o uso das debêntures de infraestrutura como alternativa aos CRIs.

"Hoje é possível usar instrumentos de dívida incentivadas pelo governo para construir shoppings e imóveis de luxo, mas não para construir hospitais e clínicas", diz Breno Monteiro, presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNSaude).

Em sua defesa, as empresas de saúde de capital aberto afirmam que, nos últimos três anos, investiram, sozinhas, R$ 35 bilhões na abertura de leitos e em tecnologia.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.