Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Instituto Ethos cancela Lojas Americanas

Após escândalo financeiro, varejista não faz mais parte da entidade formada por empresas que seguem padrões elevados de governança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instituto Ethos expulsou a Lojas Americanas de seu quadro de associados. A entidade, formada por mais de 400 companhias, entre elas Natura, Shell, Amazon e Carrefour, ajuda as empresas a atuarem dentro de padrões de governança e responsabilidade socioambiental.

Na avaliação da entidade, a varejista descumpriu princípios éticos que norteiam o código de conduta interno da entidade.

Fachada de uma unidade das lojas Americanas em Brasília
Fachada de uma unidade das lojas Americanas em Brasília - Ueslei Marcelino - 12.jan.23/Reuters

Há cerca de um ano, a Americanas mergulhou em uma grave crise após a revelação de que havia uma "inconsistência contábil" de cerca de R$ 20 bilhões em seu balanço.

Logo após, a nova diretoria afirmou tratar-se de operações fraudulentas envolvendo fornecedores. A companhia entrou em recuperação judicial com uma dívida de R$ 46 bilhões.

Procurado, o Ethos disse, em nota, que a decisão foi tomada após um processo de avaliação que envolveu o comitê de ética, conselho deliberativo e a diretoria da entidade. As primeiras conversas com a Americanas tiveram início ainda em janeiro do ano passado.

A decisão pela exclusão foi tomada após discussão com associados, que identificaram na conduta da Americanas a quebra de princípios éticos assumidos pelas empresas junto ao Ethos.

O Ethos também disse que seguirá aberto para ajudar a Americanas no processo de transformação ao longo deste período de recuperação judicial.

Em nota, a Americanas disse que foi notificada da decisão do instituto, com o qual afirma manter uma "relação produtiva de mais de cinco anos". Disse que respondeu a todos os questionamentos solicitados pelo Ethos sobre a fraude cometida pela antiga diretoria e que participou de reuniões com o instituto.

"A Americanas seguirá disponível para novos diálogos com a instituição seguindo seu compromisso com a ética e a transparência, valores inegociáveis desta nova gestão."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.