Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Azul mira fusão com a Gol

Instituições contratadas negociam com controladores da empresa, em recuperação judicial nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Azul cogita uma fusão com a Gol. As conversas estão sendo conduzidas com os sócios da Abra Group, empresa que controla a companhia aérea hoje em recuperação judicial nos EUA.

Para isso, a Azul contratou o Citi e o Guggenheim Partners. A empresa avalia que a junção entre as duas operações seria a melhor forma de salvar a Gol e permitir que a Azul continue crescendo com seu plano de regionalização.

Aeronave da Azul decolando de Recife
Aeronave da Azul decolando de Recife - Tony Winston/MS Divulgação

Apesar disso, a companhia comandada por John Rodgerson não descarta uma aquisição. Mesmo tendo concluído um processo de renegociação de dívida com seus credores, a Azul considera que tem condições de levar a proposta adiante.

Para isso, pessoas que participam das negociações afirmam que seria possível até emissão de ações em pagamento, caso haja necessidade de injetar dinheiro novo.

A consolidação do mercado brasileiro com duas operadoras é algo que preocupa as autoridades regulatórias.

No entanto, a sobreposição de voos entre Azul e Gol é de cerca de 18%, algo considerado contornável, apesar de afetar o filé mignon do negócio: as rotas da ponte-aérea e os destinos partindo de Congonhas e Guarulhos, ambos em São Paulo.

Os defensores da operação dizem que o argumento a ser apresentado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) é o de que, na União Europeia, as companhias têm elevadíssima concentração de mercado e isso não é um problema. A British Airways detém 70% do mercado local e a portuguesa TAP, 80%, mas ambas são muito fortes em rotas internacionais.

Mesmo assim, teriam de lidar com possíveis remédios aplicados pelo Cade: abrir mão de muitas rotas.

Outro argumento é o de que a Gol entrou em recuperação judicial 30% menor do que era em 2019, quando disputava a liderança. Hoje ela é a terceira do mercado.

As chances de que se recupere são grandes, mas a Gol continuaria como a terceira do setor e com menos fôlego para continuar crescendo, por mais dinheiro que um eventual novo sócio aceite investir.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.