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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Lula reclama que só a Azul compra Embraer, diz presidente da ApexBrasil

Em missão de promoção comercial nos EUA, Jorge Viana afirma que jatos brasileiros já voam em um terço das rotas regionais no país

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Brasília

Em missão pelos EUA, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, se surpreende com a penetração de marcas brasileiras no país, mas quer alavancar uma política comercial que faça do Brasil um fornecedor permanente de insumos e de manufaturados, aproveitando-se da rivalidade oriunda da disputa geopolítica dos EUA com a China.

Em entrevista ao Painel S.A., Viana afirma que os gigantes de alimentos, como JBS e BRF, já dominam 35% do mercado norte-americano e os jatos da Embraer respondem por um terço dos voos regionais no país.

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, durante seminário em Pequim (China)
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, durante seminário em Pequim (China) - Thomas Peter - 29.mar.23/Reuters

Em crítica a Gol e Latam, ele afirma que o presidente Lula não entende porque somente a Azul compra Embraer para destinos no interior do país.

China e EUA mantêm uma disputa geopolítica. Como a promoção comercial do país se posiciona diante dessa rivalidade?
As duas nações são amigas e os dois principais parceiros comerciais, mas os negócios estão à parte. Não vamos repetir o posicionamento político do governo Bolsonaro. O governo Lula faz uma diplomacia presidencial. Vamos aprofundar a parceria com os EUA, sem esquecer a China, nosso maior comprador.

O México se aproveitou mais da brecha deixada pela China na pandemia como fornecedor de insumos para os EUA. Perdemos essa oportunidade?
Ainda há possibilidades para o Brasil e é por isso que estamos aqui [em missão oficial]. Temos uma cadeia de biocombustíveis, soluções para a transição energética na indústria automobilística. Nossas empresas já estão muito presentes nos EUA. JBS, BRF, Marfrig e Minerva, os gigantes da proteína animal, já possuem 35% de participação no mercado norte-americano. O suco de laranja, 70%. Estamos conversando com a turma do vinho, máquinas e equipamentos. A Embraer já vendeu mais de 1.000 aeronaves e os aviões estão presentes em um terço das rotas regionais. O presidente Lula até reclamou que Gol e Latam não compram nossos aviões para usar em rotas regionais. Só a Azul. A Embraer já vendeu mais de US$ 7 bilhões para os EUA e está aqui conosco em uma nova rodada com investidores.

O que vocês pretendem, efetivamente, fazer em relação aos EUA?
Creio que, em um mês e meio, a gente consiga anunciar o que estamos chamando de Mapa da Atração de Investimentos. Queremos definir claramente onde estão as oportunidades de negócios no Brasil e para brasileiros nos EUA, mas não será uma coisa de governo. A ideia é que seja de empresário para empresário, uma coisa mais prática.

Os EUA são nosso segundo maior comprador [a China é o maior], mas é o maior investidor direto no país. Cerca de 23% de quase US$ 1 trilhão investido por estrangeiros no Brasil nos últimos anos partiu de empresas norte-americanas. Queremos desenvolver uma estratégia de país com os EUA. Se conseguimos exportar para a Ásia, a despeito de todas as nossas dificuldades logísticas, temos condições de nos colocarmos como parceiros na oferta de insumos e produtos com maior valor agregado.


Raio-X | Jorge Viana

Engenheiro florestal formado pela UnB (Universidade de Brasília), Jorge Viana foi prefeito do Acre entre 1993 e 1996, duas vezes governador do estado (1999 – 2006) e senador pelo PT entre 2011 e 2018. Ocupa a Apex desde janeiro de 2023.

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