Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu alimentação

Produtores querem encolher ovos e consumidor vai pagar mais caro

Governo coloca em consulta novos critérios de tamanhos e supermercados afirmam que preveem redução de 10g por ovo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os consumidores correm o risco de pagarem mais caro por ovos cada vez menores. O assunto será discutido pelo nesta quinta (7) em uma audiência pública aberta pelo Ministério da Agricultura. A nova classificação é uma proposta dos produtores.

Na avaliação da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a reclassificação do tamanho dos ovos causará prejuízo ao consumidor, que terá 10 gramas a menos por ovo.

Caixas de ovos caipira em supermercado de São Paulo
Caixas de ovos caipira em supermercado de São Paulo - Divulgação

Segundo a entidade, a redução média de 10g por ovo fica evidente na comparação com os padrões vigentes definidos pela portaria SDA nº 612, de 4 de agosto de 2022.

Se os novos critérios vingarem, um ovo com 37g poderá ser vendido como "tipo pequeno". Hoje, a portaria vigente determina que ovos pequenos devem pesar entre 47g e 49,99g.

A mudança afetará todos os demais tipos. Os ovos médios terão de ficar entre 38g e 47g (hoje, precisam pesar mais de 50g) e os grandes, acima de 48g.

Há um impasse nesse debate diante do papel que o alimento vem desempenhando como substituição de proteína da carne, cujo preço vem caindo, mas ainda encontra-se em patamares proibitivos para as classes menos favorecidas.

"Na prática, o consumidor vai levar um volume menor em gramas por unidade e pagar pelo tipo de classificação de maior volume e de preço mais alto", afirma Marcio Milan, vice-presidente da Abras.

"Defendemos a classificação mais ampla, que traz mais opções em tamanhos e preços para o consumidor, pois o ovo é proteína substituta e tem sido alternativa na composição da cesta de abastecimento dos lares."

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.