Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Rei dos baixinhos, youtuber Enaldinho avança com fortuna offline

Fenômeno entre a criançada, youtuber usa fama das redes para fomentar negócios no mundo real

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Enaldinho fala de si na terceira pessoa, porque se considera uma marca. Fenômeno do Youtube, ele possui 35 milhões de seguidores e gera mais de 15 bilhões de visualizações por ano, atraindo, basicamente, crianças. Aos 25 anos, ele movimenta R$ 20 milhões por ano em receitas e tenta, cada vez mais, reduzir sua dependência financeira do canal.

Homem está sentado, sorrindo e com as mãos abertas em direção à imagem
O youtuber e influenciador digital Enaldinho - Divulgação

O Youtube dá tanto dinheiro assim?
No começo, resisti à publicidade nos vídeos. Como eu não era famoso, achava que isso espantaria a audiência. Perdi mais de R$ 1 milhão por isso. Diria que hoje 70% da receita vem daí. Na pandemia, chegou a 90%. Quero equilibrar, chegar a 50% neste ano, especialmente com as outras frentes de negócios.

Quanto você fatura?
Cerca de R$ 20 milhões por ano.

Já teve oferta de compra?
Um ano e meio atrás, um grupo quis comprar 40% da companhia, que foi avaliada em R$ 140 milhões. Era uma grana alta, mas, perto do que a gente está construindo, poderia chegar a um patamar mais alto ainda. Por isso, não vendi.

Onde quer chegar?
Aprendi muito naquele momento. Entendi que a empresa valia menos por ser personificada. Se eu morrer, ela acaba. De uns anos para cá, venho tentando despersonificá-la.

Como assim?
Na parceria com o Bob's, por exemplo, a gente fez bonecos do Enaldinho, criaturas, como nos desenhos animados. Um personagem não envelhece.

Tirando o Youtube, de onde sai o dinheiro hoje?
Faço muita publicidade fora do canal, parcerias com outras marcas e produtos, eventos, tudo sempre coerente com meu público. Não aceito propaganda de apostas ou bebidas alcoólicas, por exemplo. Além disso, há os shows, uma linha muito rentável. Em 2023, fizemos 35 e quero chegar a 80 neste ano. Tenho uma linha própria de produtos e comecei a fazer licenciamento, que dá uma visibilidade incrível.

Ser visto é a chave para o negócio?
O Bob’s tem mais de mil lojas no Brasil. No ano passado, meu álbum de figurinhas liderou com a venda de oito milhões de envelopes. Em toda banca tinha meu rosto estampado. Nas livrarias, temos totens. Nas papelarias, mochilas, cadernos. Estamos na C&A, lojas de brinquedos, praças de alimentação. Minha ideia é que uma criança ou um adolescente seja impactado pelo Enaldinho quando for ao shopping, não apenas nos 15 minutos de vídeo. Claro que não vou parar de postar, mas essa é uma forma de colocar a marca no offline.

RAIO-X | Enaldinho, 25

Mineiro de Belo Horizonte, Enaldo Lopes de Oliveira Filho, o Enaldinho, começou a postar vídeos no Youtube aos 14 anos, em 2012. Hoje, aos, 25 anos, é um influenciador premiado, dono de uma marca que já lançou livros, figurinhas, jogos e até um filme.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.