Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus

Em briga de irmãos, Justiça decide que Michael Klein terá de mostrar doações do pai

Fundador da Casas Bahia deixou herança que está sendo contestada por Saul Klein

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília e São Paulo

A 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que Michael Klein terá de apresentar os documentos que atestam as doações feitas pelo pai, Samuel, aos herdeiros —que discutem os valores distribuídos como herança pelo fundador da Casas Bahia.

Saul foi à Justiça para ter acesso aos documentos que, supostamente, mostram as transferências de valores feitas por Samuel Klein a empresas offshore um ano antes de morrer.

O empresário Michael Klein em seu escritório
O empresário Michael Klein em seu escritório - Eduardo Knapp - 03.ago.23/Folhapress


Michael, filho mais velho do fundador das Casas Bahia, é o inventariante do espólio do pai, morto em 2014, e, segundo advogados de Saul, vinha se recusando a exibir a documentação.

As empresas no exterior que receberam transferências de patrimônio do patriarca pertencem a Eva Klein, filha de Samuel, e aos filhos de Michael Klein, dentre os quais Rafael Klein e Natalie Klein.

Saul Klein, irmão mais novo de Michael, não teve acesso à informação alguma sobre essas transações e usa a chamada colação de bens para obter sucesso.

Por esse instituto jurídico, os herdeiros beneficiados com doações feitas pelo inventariado em vida são obrigados a apresentar no inventário o valor de todos os bens e direitos já recebidos, a fim de respeitar o direito de herança dos demais herdeiros.

Procurado, Saul não quis comentar. A defesa de Michael não se manifestou até o momento.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.