Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros Selic inflação

Índice de regularização de dívidas bate recorde em 2023, diz Serasa

Recuperação de crédito ultrapassou 64%, o maior em seis anos de pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Serasa Experian informa ter batido um recorde: 64% das dívidas de quem tinha nome sujo na praça foram renegociadas e pagas em até 60 dias no ano passado.

Este é o maior percentual registrado pelo birô de crédito desde 2017, quando teve início a série histórica. Em 2022, o índice de recuperação de crédito do consumidor ficou em 57,9% —até então o maior desde 2019.

Balcão de atendimento do Feirão Limpa Nome da Serasa
Balcão de atendimento do Feirão Limpa Nome da Serasa - Karime Xavier - 29.nov.22/Folhapress

Para Luiz Rabi, economista da Serasa, o programa Desenrola Brasil foi fundamental para impulsionar as renegociações entre os consumidores brasileiros.

"A diminuição das taxas de juros e da inflação contribuiu para uma maior regularização das dívidas em atraso, resultando em estabilidade nos índices de inadimplência", disse Rabi.

O setor bancário foi o que liderou nas renegociações, fechando o ano com taxa média de adimplência de 74,6%. Em seguida vieram as utilities (concessionárias de água, luz e gás), com 63,9%, e o varejo (53,4%).

Historicamente renegadas pelos consumidores, as empresas de telefonia seguem com baixos índices de renegociação, em torno de 10,5%. As securitizadoras, que em 2022 tiveram percentual de 7,5%, subiram para 24,5%.

As contas negativadas em 2023 com valores superiores a R$ 10 mil lideraram a fila de regularização (76,1%). Rabi avalia que esses débitos tiveram mais destaque entre os clientes, porque dizem respeito ao financiamento de imóveis e veículos — são bens que podem ser tomados pela instituição credora na falta do pagamento.

O ranking por estados mostra que o Rio Grande do Sul teve o percentual mais expressivo de dívidas pagas em até 60 dias após a negativação (70,0%), seguido pela Paraíba (69,7%), Sergipe (68,9%), Ceará (68,5%) e Goiás (67,2%).

Na lanterna, ficaram Roraima (50%), Distrito Federal (55,8%), Amazonas (56,6%), Rondônia (59,6%) e São Paulo (60,3%).

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.