Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu saneamento

Ratinho Jr. agora exibe maior estatal do saneamento

Com privatização da Sabesp, Sanepar assume liderança entre as companhias públicas do setor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Com a privatização da Sabesp, o governador Ratinho Jr passou a ostentar o controle da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), que passa a ser a maior companhia do setor sob controle público.

A empresa, reconhecida como uma das melhores do país, era ofuscada pela dimensão da Sabesp sob controle do governo de São Paulo.

Estação de tratamento de esgoto sanitário
Estação de tratamento de esgoto sanitário da Sanepar - Divulgação/Sanepar

A companhia paranaense atende 344 municípios no Paraná e em Santa Catarina, com atendimento pleno de água e de 80% de esgoto.

No Brasil, apenas 56% do esgoto é coletado e o índice de tratamento é de 52,2%.

Segundo o Instituto Trata Brasil, Maringá é a cidade com o melhor saneamento do país. Outras cidades paranaenses também estão no topo da lista: Cascavel (9º), Ponta Grossa (10º), Foz do Iguaçu (13º), Londrina (14º), São José dos Pinhais (21º) e Curitiba (22º).

A meta da companhia na gestão atual é universalizar o atendimento com rede de esgoto. Para isso, a Sanepar aprovou o maior programa de investimentos de sua história, prevendo R$ 11,2 bilhões nos próximos anos para que o índice de esgoto salte de 80% para 90%.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.