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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Descrição de chapéu companhia aérea

Azul cobra R$ 1 bilhão em dívida não paga da TAP

Em meio a onda de ataques contra seu fundador, companhia brasileira aciona aérea portuguesa

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Brasília

David Neeleman, fundador da Azul, que comprou —e depois vendeu— a TAP tem uma carta na manga com potencial para barrar um possível negócio entre a companhia portuguesa e a Lufthansa.

Segundo pessoas que participam das negociações, a companhia aérea alemã está interessada em adquirir o controle da TAP.

David Neeleman, fundador da Azul
David Neeleman, fundador da Azul - Paulo Whitaker/Reuters

No entanto, ela desconhece a existência de uma dívida de 165 milhões de euros (equivalente a R$ 1 bilhão) da portuguesa com a Azul que ainda não foi paga.

Neeleman é hoje dono de cerca de 2% da Azul, mas, em 2015, tinha mais poder econômico e político na companhia brasileira, motivo que a fez entrar no negócio com a TAP.

Nas últimas semanas, o empresário norte-americano virou alvo de ataques em Portugal por, supostamente, ter usado dinheiro da TAP para adquiri-la.

Isso teria ocorrido, segundo o governo português, mediante negociação de leasing com aeronaves da Airbus no momento em que um empréstimo de 90 milhões da TAP com Neeleman foi fechado.

Na época, o governo português colocou outros 30 milhões de euros para equilibrar o caixa da companhia, que estava muito endividada.

Essa dívida não foi paga até hoje e, com o clima turbulento, a Azul decidiu contratar um escritório de advocacia em Portugal e notificar a TAP oficialmente.

Em valores atualizados, a cifra chega a 165 milhões de euros —o principal (90 milhões de euros) e os juros de 7,5% ao ano não pagos desde então.

Pessoas que acompanham as negociações afirmam que, caso a conta não seja paga, o caso será judicializado.

Com Diego Felix

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