Papo de Responsa

Espaço de debate para temas emergentes da agenda socioambiental

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Papo de Responsa

Valorizar patrimônios da cultura negra pode ser alavanca para o turismo no Brasil

País tem diversos atrativos, do carimbó ao acarajé, e precisa abrir os olhos para além de mercados saturados e produtos carentes da autenticidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Carlos Humberto

Diretor-executivo e co-fundador da Diaspora.Black, foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2022

Antonio Pita

Diretor de operações e co-fundador da Diaspora.Black, foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social 2022

O turismo brasileiro vive um momento único de expectativas e oportunidades de forte crescimento após a retração causada pela pandemia e pelo vácuo de estratégias dos últimos anos.

Viagens domésticas já vivem o impulso, com alta de 30% em 2022, mas o turismo internacional ainda tem muito a crescer para atingir o patamar anterior à crise sanitária. Quais são os grandes diferenciais brasileiros para atrair esses turistas?

Dados indicam que o país recebeu, em 2022, pouco mais de 3 milhões de visitantes internacionais —fluxo 43% inferior ao período pré-pandemia— e com queda de 30% nos gastos dos visitantes.

Estátua em homenagem a Mercedes Baptista, na Pequena África, centro do Rio de Janeiro - Renato Stockler/Folhapress

Hoje, o Brasil recebe menos visitantes que a Torre Eiffel e diversas ilhas do Caribe. E nem precisa ir longe: a vizinha Colômbia estima ter recebido 5 milhões de turistas, sendo o país latino que mais recebeu estrangeiros, principalmente americanos.

O que esses destinos tão próximos oferecem que nós não temos?

Nosso vasto litoral de águas cristalinas poderia superar vários caribes. Mas o visitante não é atraído somente pela paisagem, mas também pela cultura, história, gastronomia, entre outros elementos.

No Caribe ou na Colômbia, essas representações estão associadas ao que temos de melhor: as heranças negras e nossa diversidade cultural, as maiores riquezas para o turismo.

E o que nós temos que eles não tem: samba, maracatu, congadas, carimbó, capoeira, feijoada, moqueca, acarajé, blocos afro, festas populares, terreiros e muitos outros patrimônios materiais e imateriais.

A visibilidade e promoção desses ativos da cultura negra podem ser uma alavanca para o turismo, abrindo o país a novos mercados e gerando oportunidades de renda e desenvolvimento para a população negra e toda a sociedade.

Em um país com graves problemas sociais, desde turismo sexual até a negação de sua identidade e memória, o comprometimento com a agenda do afroturismo é uma estratégia sólida para o crescimento do setor.

Em 2022, o volume de vendas de experiências e roteiros do segmento dobrou em comparação com o ano anterior. Em relação a 2019, o crescimento é de quatro vezes —considerando apenas as reservas na plataforma Diaspora.Black.

A performance chama atenção do mercado. A WTM, principal feira global do turismo, que acontece na próxima semana em São Paulo, contará com mesas e sessões temáticas para aproximar o segmento de agências e operadoras de todo o mundo.

A feira também realiza o Prêmio de Turismo Responsável e, pela segunda vez consecutiva, a Diaspora.Black é finalista. Um reconhecimento pelo fomento ao afroturismo, com ações de mapeamento, treinamentos, promoção e comercialização de roteiros.

Mas é fundamental a ação de agentes públicos para que o potencial do segmento seja convertido em oportunidades econômicas para a comunidade negra.

Na última semana, nos juntamos à Embratur para contribuir com estratégias para promoção dos atrativos no turismo internacional, como um calendário nacional de atividades e a qualificação dos profissionais.

E convidamos outras iniciativas e agentes do afroturismo a colaborar também, com um encontro do segmento com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Roteiro Pequena África, no Rio de Janeiro, atrai guias de turismo e viajantes interessados na memória negra - Renato Stockler/Folhapress

Há caminhos e iniciativas importantes sendo construídas, como em Salvador, onde a prefeitura, via BID/Prodetur, investe R$ 15 milhões no desenvolvimento do setor. Em São Luís e no Rio de Janeiro, são desenvolvidas ações de fomento a roteiros, como o Quilombo Cultural Liberdade (MA) e o Circuito Pequena África (RJ), já de olho na crescente demanda, especialmente de turistas afro-americanos.

Atrativos não nos faltam. Temos um vasto patrimônio negro a celebrar e promover, como ação transversal para valorizar a identidade negra no país e atrair visitantes interessados em conhecer nossas riquezas.

Falta o trade turístico se qualificar para atender de forma inclusiva os novos perfis de visitantes e, sobretudo, abrir os olhos para além de mercados saturados e produtos carentes da autenticidade que o turista responsável busca.

WTM

Palestras e mesas em que o afroturismo estará em pauta no evento

  • 3 de abril às 16h

    "Storytelling no turismo: Transformando seguidores em viajantes", com Carlos Humberto, Marta Poggi e Borges e Thais Rosa

  • 4 de abril às 14h

    "Influência online e a transformação de likes em vendas", com Sauanne Bispo, Sabrina Bull, Rebecca Aletheia e Gilsimara Caresia

  • 4 de abril às 14h45

    "Afroturismo e o agente de viagens: o que eu preciso saber e aprender?", com Nilzete dos Santos, Bia Moremi, Guilherme Soares Dias e Heitor Salatiel

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.