Antes de começar sua viagem de carro, o turista precisa conhecer a situação das estradas, descobrir o tipo ideal de veículo para o seu roteiro e pesquisar as exigências dos países pelos quais for passar.
Desde 2017, quando o custo do despacho de bagagens deixou de ser incluído obrigatoriamente no valor das passagens aéreas, o turista brasileiro precisa calcular quantas malas vai levar antes de comprar seus bilhetes.
Muitas vezes feitas às pressas, malas de mão requerem tanto planejamento quanto as despachadas em viagens de avião. São elas que podem salvar o viajante em uma emergência durante o voo.
Após uma forte chuva atingir São Paulo na quinta-feira (13), o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, sofreu uma série de atrasos e cancelamentos de voos. Segundo o Procon de São Paulo, na época de férias e viagens de verão, a situação pode se repetir. Com aumento da demanda e a situação climática das chuvas de verão, esta costuma ser a época com mais reclamações contra companhias aéreas.
Viajantes que desembarcarem nos aeroportos da Nova Zelândia podem ser multados em até 5.000 dólares neozelandeses (R$ 12.650) caso se recusem a desbloquear seus aparelhos eletrônicos para a polícia alfandegária.