Paula Cesarino Costa

Jornalista, foi secretária de Redação e diretora da Sucursal do Rio. Foi ombudsman da Folha de abril de 2016 até maio de 2019.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paula Cesarino Costa

Reações destemperadas

Imprensa não contribuiu para a facada, mas deve ter responsabilidade

A sucessão presidencial brasileira, que já se desenhava imprevisível, tornou-se também trágica e violenta.

O primeiro colocado nas pesquisas foi preso e depois inabilitado como candidato; o segundo colocado, alçado a primeiro em razão da inabilitação do anterior, levou uma facada quando fazia campanha na rua. A um mês do primeiro turno, quase 30% se dizem sem candidato.

O resumo simples dos fatos sugere a mais ruidosa e conflituosa eleição presidencial desde a redemocratização.

Depois do ataque a faca na quinta (6), dois militares próximos de Jair Bolsonaro (PSL) sinalizaram reações opostas.

De um lado, o general da reserva Augusto Heleno responsabilizou “parte da imprensa” pelo atentado. Em mensagem de áudio afirmou que “o bárbaro atentado é o desfecho de uma campanha diária, obstinada, que parte da imprensa desencadeou contra ele”, numa espécie de “vale-tudo para desconstruí-lo”.

Em outra direção, o candidato a vice, general Hamilton Mourão, disse que, apesar de não ter condições de controlar 100% da militância, estavam sendo feitos vídeos orientando “o pessoal a raciocinar e abaixar o tom”. O foco agora é propagar as ideias de Bolsonaro e reduzir as tensões, uma vez que, segundo ele, confrontos não ajudariam ninguém.

Logo após o ataque, o general afirmara que o PT seria o culpado pelo atentado e disse frase assustadora: “Se querem usar a violência, os profissionais da violência somos nós”.

Não há base para dizer que a imprensa em geral tenha responsabilidade —mesmo que parcial— pelo ambiente conflagrado que culminou no atentado. A desconstrução crítica de candidaturas e propostas é o melhor serviço a prestar.

Eventuais equívocos cometidos foram secundários. Uma leitora, por exemplo, considerou “sensacionalista e incendiário” o seguinte título no site da Folha: “Anjinho fascista não merece solidariedade", diz candidato sobre Bolsonaro”.


Tratava-se do obscuro Nivaldo Orlandi (PCO), candidato ao Senado. No mesmo evento, o candidato favorito, Eduardo Suplicy (PT), dissera que o atentado era um ato grave que merecia “solidariedade.” Cabia a Folha reservar à declaração de Orlandi espaço tão irrelevante quanto tem na corrida eleitoral o autor da frase. O jornal exagerou no tom.

No ambiente atual, a responsabilidade da imprensa é imensa e muitas vezes está nos detalhes. A cobertura sensacionalista, em busca de cliques nervosos, só atrapalhará a observância de seu papel essencial.

Com método, sem temer intimidações nem se deixar influenciar por reações destemperadas, deve dissecar propostas, revelar faces obscuras, contextualizar e investigar os fatos.

New York Times e os vícios perigosos do articulista anônimo

Na quarta (5), o jornal americano The New York Times tomou a rara decisão de publicar um artigo anônimo. O texto teve mais de 10 milhões de views em 24 horas. É um caso repleto de questões éticas e de até possíveis desdobramentos judiciais.

A tarefa de responder aos leitores sobre a decisão ficou a cargo do coordenador de artigos, James Dao. O jornal criou uma página em seu Centro de Leitores, explicando que a decisão havia sido tomada a pedido do autor, “um alto funcionário da administração Trump cuja identidade é conhecida por nós e cujo trabalho seria comprometido por sua divulgação”, explicou.

Imediatamente iniciou-se  uma corrida para adivinhar ou identificar o autor e um debate sobre se foi certa ou não a atitude do jornal.

O que levou o NYT a permitir o anonimato? O editor de opinião James Bennet disse que a vital importância da peça era suficiente para que o jornal abrisse uma exceção e mantivesse protegida a autoria. Foi uma escolha entre publicar anonimamente ou não publicar nada.

Diferentemente do que acontece na Folha, por exemplo, a seção de opinião do NYT opera independentemente da Redação. A decisão foi altamente incomum, mas não sem precedentes. O jornal já publicara artigos de articulistas anônimos que poderiam ser repreendidos ou corriam riscos pela defesa de suas ideias.

Que decisão eu tomaria?  É difícil dar uma opinião em tese. Os detalhes —quem é o autor,  qual a relação de confiança entre jornalista e fonte, a relevância do que escreveu, o caráter imperioso do anonimato, por exemplo— são essenciais para embasar uma decisão difícil como essa.

Mesmo tendo sido excepcional, a publicação gera certo incômodo por deixar aberta uma porta perigosa. O anonimato é uma forma confortável de fazer política da qual a imprensa deve se desvincular. O A.A. (articulista anônimo) não pode se tornar um vício.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.