Paul Krugman

Prêmio Nobel de Economia, colunista do jornal The New York Times.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Paul Krugman
Descrição de chapéu Rússia

Ucrânia esvazia mitos machistas do trumpismo

A direita consegue encarar que, às vezes, os durões acabam perdendo?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em 29 de agosto, Tucker Carlson, da rede de TV Fox News, atacou a política do presidente Joe Biden sobre a Ucrânia, afirmando, entre outras coisas: "Por qualquer medida real baseada na realidade, Vladimir Putin não está perdendo a Guerra da Ucrânia. Ele está ganhando a Guerra da Ucrânia". Carlson continuou, aliás, afirmando que Biden está apoiando a Ucrânia apenas porque quer destruir o Ocidente.

O timing de Carlson foi impecável. Apenas alguns dias depois, uma grande parte da frente russa perto de Kharkiv foi derrotada por um ataque ucraniano. É importante notar que as forças de Putin não foram apenas repelidas; parecem ter sido arrasadas. Como relatou o Instituto para o Estudo da Guerra, uma organização independente, os russos foram levados a uma "retirada em pânico e desordenada", deixando para trás "grande quantidade de equipamentos e suprimentos que as forças ucranianas podem usar".

O colapso russo pareceu validar análises de especialistas em defesa que vêm dizendo há meses que as armas ocidentais estão mudando o equilíbrio militar a favor da Ucrânia, que o exército de Putin está desesperado com falta de efetivo de qualidade e foi degradado por atritos e ataques de mísseis em sua retaguarda. Essas análises sugeriam que as forças russas poderiam com o tempo chegar a um ponto de ruptura, embora poucos esperassem que chegasse tão cedo e de forma tão drástica.

Tanque de guerra ucraniano em ofensiva contra Rússia - Ministério da Defesa da Ucrânia/AFP

Para ser justo com Carlson e outros torcedores direitistas de Putin, eles não são as únicas pessoas que se apegam a ilusões de sucesso russo. Há toda uma escola de autodenominados "realistas" que consideravam fútil a resistência ucraniana à Rússia e que, apesar do fracasso do ataque inicial de Putin, passaram os últimos seis meses pedindo que a Ucrânia fizesse grandes concessões ao poderio russo, supostamente superior.

Mas há algo especial sobre o abraço do MAGA [Make America Great Again, o grupo apoiador de Donald Trump] à mística do poderio russo: uma visão de mundo que iguala arrogância e prepotência com eficácia. Essa visão de mundo distorceu a percepção da direita não apenas do exército russo, mas também de como tratar muitas outras questões. E vale a pena perguntar de onde ela vem.

Muitos republicanos admiram Putin há muito tempo –antes mesmo de Donald Trump assumir o Partido Republicano. Em 2014, por exemplo, Rudy Giuliani disse sobre Putin: "Isso é o que se chama de líder". E Trump continuou a elogiar Putin mesmo depois que ele invadiu a Ucrânia.

Portanto, não é difícil ver de onde vem a admiração da direita do MAGA pelo putinismo. Afinal, a Rússia de Putin é autocrática, brutal e homofóbica, com um culto à personalidade construído em torno de seu governante. O que há para não gostar?

No entanto, admirar os valores de um regime não significa obrigatoriamente acreditar em suas proezas militares. Como defensor de centro-esquerda de uma forte rede de segurança social –ou, como diriam os republicanos, marxista (o que, é claro, não sou)–, tenho alta consideração pelos Estados de bem-estar social nórdicos, como a Dinamarca. Mas não tenho opinião alguma sobre a eficácia do exército dinamarquês (sim, existe).

À direita, entretanto, a aprovação de regimes autoritários está totalmente ligada a afirmações sobre suas proezas militares. Por exemplo, no ano passado, Ted Cruz tuitou sobre um vídeo comparando cenas de um soldado russo de expressão dura e cabeça raspada com um vídeo de recrutamento do Exército dos EUA que apresentava uma cabo feminina criada por duas mães. "Talvez um militar woke e castrado não seja a melhor ideia", opinou Cruz.

Na verdade, as forças armadas dos Estados Unidos são meio woke, no sentido de que são altamente diversificadas e inclusivas, incentivam o pensamento independente e a iniciativa por parte dos oficiais subalternos e são, nos níveis mais altos, bastante intelectuais.

O exército russo, por outro lado, definitivamente não é woke. Os recrutas enfrentam trotes brutais. De acordo com Mark Hertling, ex-comandante das forças americanas na Europa, ele está cheio de corrupção "tipo máfia" e seus oficiais são terríveis.

A questão geral é que as guerras modernas não são vencidas por quem parece duro. A coragem –que os ucranianos demonstraram em abundância quase inconcebível– é essencial, mas não tem muito a ver com bíceps avantajados. E a bravura deve andar de mãos dadas com ser inteligente e flexível, qualidades de que o Exército russo evidentemente carece.

Eu mencionei que as mulheres representam mais de um quinto dos militares da Ucrânia?

A importância de todos esses fatores deve ser óbvia. A guerra moderna é como a economia moderna (com um elemento adicional de puro terror, mas ainda assim): o sucesso depende mais de habilidade, conhecimento e abertura a ideias do que de força muscular. Mas o etos do MAGA está todo ligado à exaltação do discurso duro e ao desprezo pelo conhecimento. (Processem Anthony Fauci!) A direita americana precisava ver Putin como um líder que se tornou poderoso por rejeitar os valores liberais; admitir que a Rússia provou que não é uma grande potência colocaria em causa toda a filosofia MAGA.

O resultado é que a guerra, embora seja sobretudo uma luta pela liberdade ucraniana, também se tornou, estranhamente, uma frente nas guerras culturais e políticas dos Estados Unidos.

Há cada vez mais especulações sobre o que acontecerá dentro da Rússia se a invasão da Ucrânia terminar em derrota total. Mas você também deve se perguntar como a direita dos EUA vai lidar com a revelação de que às vezes os valentões acabam perdendo.

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.