PerifaConnection

PerifaConnection, uma plataforma de disputa de narrativa das periferias. Feita por Raull Santiago, Wesley Teixeira, Salvino Oliveira, Jefferson Barbosa e Thuane Nascimento

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PerifaConnection
Descrição de chapéu mídia jornalismo

Mídia de extrema direita tenta entrar nas favelas com realidade paralela

Uma estratégia conservadora maligna, que visa influenciar pessoas pobres a votar em quem defende interesses dos ricos e da iniciativa empresarial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jefferson Barbosa

Jornalista, fundador do coletivo Voz da Baixada, integrante do PerifaConnection e da Coalizão Negra por Direitos, [e formado em comunicação social pela PUC-Rio

Emerson Caetano

Internacionalista e colaborador do PerifaConnection

Dizer que as favelas não têm opinião própria é uma tática para perpetuar a política ditada pelos ricos, em detrimento do controle social e da miséria das classes mais pobres. A nossa opinião, por vezes silenciada, só é levada em conta para sustentar uma situação de lucro sobre a desgraça.

Um grupo composto por maioria de homens brancos e ricos quer entrar nas favelas para "ajudar" o favelado a formar opinião própria. Na primeira vez que isso aconteceu, milhares de africanos e indígenas foram escravizados para enriquecer senhores europeus. Esse episódio da história do Brasil ficou conhecido como colonização.

A colonização acontece quando alguém se intitula superior a você e tenta por todos os meios possíveis causar sua desumanização e domesticação. Isto até que você seja uma máquina a serviço dos seus interesses econômicos e políticos.

Brasil Paralelo é o nome da mídia conservadora que ganhou destaque durante o governo estapafúrdio de Bolsonaro. A partir da produção de filmes e documentários manipuladores, esta instituição midiática quer se infiltrar nas favelas para doutrinar jovens e crianças com teorias mentirosas sobre a história do Brasil e da nossa realidade política.

Uma estratégia conservadora maligna, que visa influenciar pessoas pobres a votarem em quem defende interesses dos ricos e da iniciativa empresarial.

Olhando para os conteúdos já produzidos por eles, encontramos uma das produções que apoia a ditadura militar. Como argumento, utilizam mentiras sobre o evento que matou e torturou toda uma geração de jovens em 1964.

Sabe por que é tão importante para eles disputar essa narrativa? O motivo é que durante governos autoritários, como o atual e o dos militares, a riqueza do 1% da população bilionária brasileira cresce ainda mais. E "pasmem": os pobres ficam mais próximos da miséria.

O nazismo e o fascismo também utilizaram as plataformas dos meios da comunicação para introduzir suas crenças e segregar populações.

Desconfiem! Pois um grupo majoritariamente composto por pessoas ricas, realmente só pode viver em um Brasil Paralelo.

Quantas pessoas pobres vocês conhecem que apoiam o governo atual? Elas falam dessa realidade paralela que não é delas, mas que alguém as ajudou a construir em seu imaginário político até internalizar como verdade.

Eles querem expandir e contaminar mais pessoas com esta realidade paralela, que é maldosa, perversa e controladora de corpos e mentes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.