Preto Zezé

Presidente nacional da Cufa, fundador do Laboratório de Inovação Social e membro da Frente Nacional Antirracista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Preto Zezé

A favela e a mulher-rei

Lembrei-me de dona Fátima, minha mãe, que criou seus filhos e os protegeu a seu modo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As coincidências são maravilhosas. Minha agenda coincidiu com o pré-lançamento de "A Mulher Rei", com a atriz Viola Davis, protagonizando a general Nanisca, que comanda a guarda real das Agozjie, mulheres que protegem o reino de Daomé. Combinei com Viola levar mulheres das favelas para ir ver o filme.

No Rio, uma energia contagiante contagiou aquele encontro de gerações, com tantas referências, como Conceição Evaristo, Antonio Pitanga, Lázaro Ramo e Taís Araújo, só para citar alguns.

Num diálogo do filme entre Nanisca e sua filha Nawi, não consegui distanciar a general das milhares de mulheres pretas brasileiras que encontrei nos anos de pandemia, protegendo seus filhos, matando suas lágrimas e mantendo a unidade e o equilíbrio do seu povo.

Lembrei-me de dona Fátima, minha mãe, que criou seus filhos e os protegeu a seu modo e dentro das suas limitações. Ao sentir isso chorei.

Chorei um choro de redenção, de paz, de reencontro comigo mesmo. Foi como se jorrasse esperança naquela choro. A meu lado, a jornalista Flávia Oliveira apertou fortemente minha mão. Senti a força dessas mulheres pretas que fazem e acontecem, a despeito da violência, do machismo e da misoginia desta pátria hostil.

Em São Paulo, chamamos mães das favelas para a pré-estreia. Algumas não tinham como ir porque moravam longe; outras não tinham com quem deixar seus filhos; outras, exaustas por causa de suas jornadas, não se permitiam duas horas para poder curtir um ócio prazeroso.

Então, mesmo com o nosso exército de mulheres reduzido, a minha líder Maura, da favela do Heliópolis, conduziu a tropa feminina ao escurinho do cinema, com direito a pipoca e refrigerante.
Na Bahia, eu estava de passagem marcada para chegar certo dia ali, na terra de todos os santos, pois no dia seguinte receberia o título de cidadão soteropolitano.

Fui recepcionado por Daniela Mercury e Malu Mercury, que no seu estúdio me presenteou com uns sons do seu novo disco e com um convite para um feat comigo e com Celso Athayde.

A sessão foi linda e emocionante, pois dona Antonia, mãe da nossa líder Danúbia de Suçuarana, foi ao cinema. Muitos poderiam faltar, menos ela.

E o resultado foi aquela explosão de emoção e de identificação com Nanisca. Novamente eu me derreti, aos prantos, ao lado da nossa mulher-rei, Margareth Menezes.

Os dias ficaram completos quando encerrei nossa trajetória em Salvador na sessão solene lotada de mulheres e homens das favelas da Bahia. Foi ali que me deram a honra de me tornar um cidadão soteropolitano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.