Priscilla Bacalhau

Doutora em economia, consultora de impacto social e pesquisadora do FGV EESP CLEAR, que auxilia os governos do Brasil e da África lusófona na agenda de monitoramento e avaliação de políticas

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Priscilla Bacalhau

Matemática de ouro

Quanto mais a escola participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas , maior é o desempenho dos alunos em outras avaliações

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A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizou, nesta semana, a cerimônia de premiação dos medalhistas das duas últimas edições. Mais de mil alunos de escolas públicas de todo o país foram a Florianópolis receber suas merecidas medalhas de ouro, com todos os custos arcados pelo programa. A Obmep é realizada anualmente desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos.

Incentivados por professores no ensino médio, eu tive a oportunidade de participar da primeira edição da olimpíada. Premiada com uma medalha, viajei ao Rio de Janeiro para uma imersão com medalhistas de todo o Brasil. Visitamos a sede do Impa e passamos um fim de semana em Nova Friburgo, com aulas, palestras e muito frio, para aqueles de nós que vinham de regiões mais quentes.

 Foto aérea com os medalhistas de ouro da Obmep, na praia do Santinho, em Florianópolis (SC)
Foto aérea com os medalhistas de ouro da Obmep, na praia do Santinho, em Florianópolis (SC) - Diogo Machado/Divulgação

As oportunidades proporcionadas pela Obmep não param no evento de premiação. Os alunos premiados participam do Programa de Iniciação Científica Jr. Na minha época, o programa consistia em aulas quinzenais de tópicos de matemática durante um ano, com uma bolsa mensal de R$ 100. O valor da bolsa estava congelado desde então e foi reajustado apenas este ano para R$ 300.

Em sua 18ª edição, a Obmep é uma política duradoura que impacta milhares de estudantes anualmente em todos os cantos do país. Mas nem só das impressões de beneficiários diretos se faz uma política de sucesso. É preciso evidências de que a estratégia desenvolvida é eficaz, eficiente, o melhor uso possível para os recursos disponíveis para alcançar os resultados desejados, e que não causa resultados indesejados, como o aumento da desigualdade educacional.

Nos últimos 15 anos, alguns estudos investigaram os efeitos da Olimpíada nos alunos premiados, em seus colegas e nas escolas, com resultados positivos. Alunos de escolas participantes da Obmep apresentam melhores resultados em avaliações educacionais em comparação com escolas não participantes. Quanto mais regular é a participação da escola na Obmep , maior é o desempenho dos alunos em outras avaliações de matemática. Além disso, a premiação de um aluno também influencia positivamente o desempenho de seus colegas de classe.

Os estudos que levaram a esses resultados precisam ser expandidos para mapeamento dos mecanismos e identificação de potenciais melhorias na Obmep, incluindo mudanças em práticas pedagógicas. Como toda política pública, precisa ser avaliada, aperfeiçoada e, se bem-sucedida, continuada e ampliada. Apenas assim podemos ter clareza da extensão de sua contribuição, para além de relatos pessoais.

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