Priscilla Bacalhau

Doutora em economia, consultora de impacto social e pesquisadora do FGV EESP CLEAR, que auxilia os governos do Brasil e da África lusófona na agenda de monitoramento e avaliação de políticas

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Priscilla Bacalhau

Abuso infantil crescente

Nós continuamos fingindo não ver e em contínuo desconforto ao se falar sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com a morte da cantora irlandesa Sinéad O’Connor nesta semana, voltou aos noticiários um ato que marcou sua carreira. A artista era considerada uma estrela decolando, com músicas fazendo estrondoso sucesso. Mas não era por seus singles que ela gostaria de ser lembrada. O ano era 1992 e O’Connor escolheu o palco do programa Saturday Night Live para adaptar a música War, de Bob Marley, e protestar contra os casos de abuso infantil ocorridos e escondidos pela Igreja Católica, rasgando uma foto do papa João Paulo 2º ao vivo de frente para as câmeras e deixando a plateia atônita.

Anos mais tarde, O’Connor deixaria explícito que o problema não era pessoal com o papa, mas sim com o que ele representava: instituições sistematicamente acobertando crimes sexuais contra crianças.

A cantora Sinéad O'Connor rasgando foto do papa João Paulo 2º, durante show no programa Saturday Night Live - Reprodução

Trinta anos se passaram, mas o tema de abuso sexual contra crianças e adolescentes ainda está longe de ser resolvido —e nós continuamos fingindo não ver e em contínuo desconforto ao se falar sobre o tema.

No Brasil, os números só pioram. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado no último dia 20, apontam que os crimes sexuais contra crianças e adolescentes cresceram em 2022, com o maior aumento proporcional entre os tipos de violência.

Estupro é o tipo de crime mais preponderante contra menores e o que mais cresceu. Foram quase 75 mil registros totais de estupros em 2022, sendo 61,4% contra crianças menores de 14 anos. Há uma maior incidência em meninas negras como vítimas e os casos ocorrem majoritariamente dentro da residência da vítima, tendo como autor um conhecido da família.

Obviamente, o aumento do número de casos no último ano pode ser um reflexo de mais registros, e não um aumento real dos casos. Para a maioria das crianças vítimas de crimes sexuais, a escola cumpre um papel indispensável de identificação desses casos, e é razoável supor que as denúncias foram afetadas pelo fechamento das escolas no início da pandemia, antes de 2022.


Nesse sentido, a retomada da educação sexual nas escolas, anunciada nesta semana pelo Ministério da Saúde como parte do Programa Saúde na Escola, é bem-vinda e urgente. O programa existe desde 2007, mas a pauta da educação sexual foi negligenciada nos últimos anos, que se restringiu a tópicos como alimentação saudável e obesidade. Além de identificar casos de violência, educação sexual nas escolas tem o potencial de empoderar crianças e jovens para se protegerem e buscarem ajuda.

Assim como o público do Saturday Night Live naquela noite de 1992, nossa sociedade ainda parece ficar sem reação em relação aos números de crimes sexuais contra crianças. Passou da hora de reagir.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.