Priscilla Bacalhau

Doutora em economia, consultora de impacto social e pesquisadora do FGV EESP CLEAR, que auxilia os governos do Brasil e da África lusófona na agenda de monitoramento e avaliação de políticas

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Priscilla Bacalhau

A retomada do desenvolvimento humano

Países começam a se recuperar dos problemas causados pela Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Há quatro anos, o mundo parava com o início da pandemia de Covid-19. Os primeiros impactos foram imediatos, com efeitos expressivos na educação, com o fechamento das escolas, na renda, com o desemprego, e, obviamente, na saúde. Aos poucos o mundo se recupera.


Entre os 193 países listados no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), da ONU, o Brasil está na 89º posição —atrás de Argentina, Chile e Uruguai. Mas os dados referentes a 2022, divulgados na quarta (13), mostram que os países começaram a reverter a queda decorrente da pandemia.
O IDH é um indicador sintético, composto de uma combinação de três dimensões básicas do desenvolvimento humano: uma vida longa e saudável, escolaridade e um nível de vida digno. O indicador, que varia de 0 a 1, é melhor quanto mais próximo de 1.


Em 2022, o Brasil pontuava 0,760, revertendo queda de anos anteriores, mas ainda abaixo do resultado pré-pandêmico (0,766). A média mundial voltou ao valor de 2019 (0,739).


A retomada do crescimento do desenvolvimento humano no Brasil é puxada pelas dimensões de renda e saúde do IDH, que cresceram entre 2021 e 2022. Contudo, em 2022, a expectativa de vida ao nascer foi de 73,4 anos, valor equivalente ao patamar de 2011 (73,3 anos). Ou seja, apesar de termos iniciado a recuperação, ainda estamos abaixo da expectativa de vida observada imediatamente antes da pandemia (75,3 anos).

Turistas nos Alpes na Suíça, país de maior IDH no mundo (0,967 em 2022) - Mathilde Missioneiro/Folhapress


Entre as três dimensões do IDH, a educação foi a única que não melhorou na última medição. O Brasil estagnou nos dois indicadores que compõem essa dimensão: a escolaridade média dos adultos (8,3 anos) e a expectativa de anos de estudo das crianças (15,6 anos).


A estagnação nos indicadores de escolaridade não é surpreendente diante da crise sanitária e política do período. Outros países, como os vizinhos citados acima, também não conseguiram avançar nesses indicadores. Mas seus números são bem superiores aos brasileiros. Os argentinos, por exemplo, apresentam escolaridade média dos adultos de 11,1 anos e expectativa de anos de estudo das crianças de 19,0 anos.


Além disso, se a desigualdade entre a população fosse incorporada ao índice, o IDH do Brasil, segundo a ONU, cairia 24%. Em comparação, na Argentina, a queda do IDH se considerada a desigualdade seria de apenas 12%.


Com a retomada de políticas e avanços recentes, podemos esperar que o próximo IDH venha melhor do que esse. O recente crescimento da renda domiciliar, o investimento em política educacional para o ensino básico e programas de vacinação, por exemplo, nos deixam sonhar com melhores dias de desenvolvimento humano para a população.

Banhistas jogam bola em praia de Mogadíscio, capital da Somália, país com o menor IDH mundial (0,380 em 2022) - Feisal Omar/Reuters

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.