PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Ganhar o Brasileiro não é prêmio de consolação

A história indica que o Palmeiras precisa de mais sete pontos para ser campeão brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Luiz Felipe Scolari é técnico do Palmeiras há 25 jogos. Apenas quatro vezes deixou Dudu fora de jogos inteiros. Empatou com o América-MG e o Internacional, fora de casa, ambos em 0 a 0, ganhou do Vasco no Allianz Parque e da Chapecoense, em Santa Catarina. Sem o craque do Brasileiro, o time fez três gols em quatro partidas e o aproveitamento caiu de 72% para 66%.

Sem Dudu e também sem Willian, só contra o América-MG e o Vasco. Não ter nenhum dos dois contra o Atlético-MG, no novo Independência, onde o Palmeiras jamais venceu, indicam a dificuldade do clássico deste domingo (11) e a impossibilidade de afirmar que a equipe de Felipão já é campeã. Uma combinação de vitória atleticana com triunfo do Internacional contra o Ceará, em Fortaleza, e o Brasileiro decidido voltará a ficar aberto.

Nunca o vice-campeão ultrapassou os 72 pontos, marca atingida pelo Grêmio de 2008 e pelo Atlético-MG de 2012. Como o Palmeiras tem 66 pontos, a história indica que precisa de mais sete para ser campeão. Mas o Internacional, hoje com 61, tem enorme chance de somar 12, vencendo seus três jogos no Beira-Rio, e ganhando do Paraná, rebaixado antecipadamente. Nesse caso, alcançará os 73 impossíveis para os vice-campeões. 

Felipão disse antes de enfrentar o Santos que ainda não dá para administrar. Neste domingo, não é permitido perder. 

Scarpa ganha ritmo, mas a sequência de lesões impede que seja o substituto ideal. Arthur é o único ponta veloz do elenco. Jogar sem Dudu e Willian é um enorme problema.

A prioridade palmeirense ainda não é pensar em reforços. No ano que vem, o desejo é contratar jogadores velozes, que compensem a saída de Keno, depois da Copa do Mundo, e também possam substituir os destaques da equipe.

Por enquanto, o pacto é ganhar o Brasileiro. Não se trata de prêmio de consolação. É o maior campeonato do país. Não dá para fazer com ele o que se fez com os estaduais, repetindo por 20 anos que não valem nada. O Brasileiro vale muito. 

Não é só o que sobrou. Mas há uma pressão por impedir que o clube de maior investimento do país passe o vexame de ficar dois anos seguidos sem conquistar troféu nenhum. Esse risco ainda existirá se o Palmeiras não vencer ou empatar, no Independência.

 

Sinais da Champions League

A rodada da Champions League da última semana estreou Vinicius Júnior, recuperou Gabriel Jesus, afirmou Arthur, pôs Alisson em dúvida e Thiago Silva na berlinda. São cinco exemplos de brasileiros escalados neste meio de semana no maior torneio de clubes do planeta.

Foram 42 brasileiros jogando a Champions na última semana. E 25 alemães.

O país campeão mundial de 2014 tem quatro clubes na fase de grupos da Champions League e 17 jogadores escalados a menos. O Borussia Dortmund só escolheu Marco Reus, o Bayern escalou sete nascidos no país –Neuer, Kimmich, Boateng, Hummels, Thomas Muller, Goretzka e Gnabry– o Schalke quatro e o Hoffenheim três. Os outros 12 em times estrangeiros, como Kroos, do Real Madrid, Marin, do Estrela Vermelha, Draxler, do Paris Saint-Germain, ou o campeão mundial Howedes, perto do fim, no Lokomotiv.

A comparação Brasil-Alemanha indica como é rápido o acesso ou declínio no futebol atual. Há dez meses, apontava-se os alemães como símbolo da formação e utilização de grandes atletas. O ponto de referência atual é a França. Pois foram 27 franceses na rodada da Champions.

Mbappé foi o único francês titular no internacional elenco do Paris Saint-Germain.

Brasileiros: 42! É 10% do total de jogadores em campo na Champions. Mais do que os nascidos nos dois últimos países campeões do mundo.

É absurdo ter mais jogadores brasileiros do que alemães e franceses numa rodada da Champions League e ter de lamentar o nível técnico do Campeonato Brasileiro, com a menor média de gols desde 1990.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.