PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Flamengo vence, mas ainda parece confinado

Rubro-negro é favorito para ganhar o estadual, mas não joga bem há dois jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A preocupação do técnico do Fluminense, Odair Hellman, era não deixar espaço entre as linhas de defesa e meio-campo, onde o Flamengo reveza até três jogadores. Com as mudanças da escalação neste domingo (12), Diego usou esse espaço aos 28 minutos e começou a jogada do gol de Pedro.

O gol da realidade, que deixou o Flamengo à frente do Fluminense pela primeira vez nas finais que começaram quarta-feira (8). A chance para Diego jogar entre as linhas nasceu da crença do Fluminense de que podia sair um pouco mais para o jogo, encarar mais de frente do que na final da Taça Rio.

No empate por 1 a 1 e vitória tricolor nos pênaltis, o Fluminense esperou com duas linhas de quatro separadas pelo volante Hudson. O Flamengo tinha pouquíssimo espaço para o passe decisivo.

Questionado se repetiria a estratégia no domingo ou mexeria na forma de encarar o Flamengo, já apresentado à arapuca, Odair Hellmann respondeu: “Tenho de repetir, porque não posso dizer ao elenco que deu tudo certo e agora vamos mudar tudo".

Campinho com esquema do Fluminense
Fluminense tirou espaços do Flamengo: 4-1-4-1 - Arte Folha

Mas o Fluminense mudou. Seja por mais confiança, ou porque o Flamengo preferiu atrair o rival, o time de Odair Hellmann ofereceu mais espaço. Até criou mais chances até os 15 minutos, quando pela primeira vez o rubro-negro escapou com três atacantes contra três zagueiros.

Depois do gol, outra vez o Fluminense sofreu o contra-ataque, com um defensor a menos do que o número de atacantes do Flamengo.

Não é fácil encarar o melhor time do Brasil. É tão difícil que, quando parece fácil, você passa a acreditar que é possível e isso torna tudo ainda mais complicado.

Flamengo tentando jogar entre as linhas do Fluminense
Flamengo tentando jogar entre as linhas do Fluminense - Arte Folha

Na final da Taça Rio, Odair Hellmann queria duas coisas: não errar passes e diminuir o espaço entre as linhas.

Não errar passes significava evitar a recuperação rápida de bola do Flamengo no campo de ataque. O arrastão de Jorge Jesus é parte fundamental de sua estratégia de jogo. O Fluminense cuidou do passe e evitou a marcação por pressão, mas ofereceu espaço neste domingo. Acreditar mais aumentava o risco, mas também significava arrancar contra-ataques no mano a mano, como no lance de seu gol, aos 15 do segundo tempo.

Quando a bola chegou ao lado esquerdo para Egídio, havia quatro tricolores e três defensores rubro-negros. Evanilson fuzilou. O Fluminense quase virou o jogo numa finalização de Yago, em outro contra-golpe, mas caiu na sua própria arapuca. Não foi pelo Sobrenatural de Almeida que sofreu contra-ataque de um escanteio a seu favor. Levou gol do Volta Redonda exatamente do mesmo jeito.

Odair Hellmann argumenta que, depois da quarentena, teve só 21 dias de trabalho, contra 46 do Flamengo. Apenas dez sessões de treino, só cinco táticos.

Tudo verdade. Também é justo dizer que o Fluminense impôs ao Flamengo, em duas partidas, dificuldades que Jorge Jesus a torcida rubro-negra não pensava enfrentar.

Não pode ser pelo debate sobre Jorge Jesus. Marcos Braz foi ao Ninho do Urubu por três dias seguidos, o que não é comum, e disse aos jogadores para não pensarem nisso. “Nosso problema se chama Fluminense”, disse.

Continua sendo. Antes da terceira partida decisiva, a impressão é a de que o Flamengo não está igual. É favorito para ganhar o estadual, mas não joga bem há dois jogos.

Michael completa cruzamento de Gabigol e marca o segundo gol do Flamengo
Michael completa cruzamento de Gabigol e marca o segundo gol do Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.