PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Tite projeta nova seleção depois da pandemia

Convocação para eliminatórias terá de ser, por necessidade, diferente da feita em março

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A comissão técnica da seleção brasileira inaugurou nova rotina nas últimas semanas. Agora são duas reuniões semanais por videoconferência, com um analista de desempenho e um assistente técnico na sede da CBF.

As reuniões das terças analisam as rodadas do fim de semana e das sextas olham o que ocorreu nas quartas e quintas-feiras. É assim desde que o futebol voltou à Europa e a observação tem ideia fixa: as eliminatórias.

A Conmebol disse que elas voltam em setembro. Então, é preciso pensar num time que jogue contra Bolívia e Peru e que será, por necessidade, diferente do que seria em março. Depois da convocação, os jogos foram cancelados, a CBF fechou as portas e decretou quarentena da comissão técnica, substituída pelas reuniões por vídeo.

​Bruno Guimarães foi convocado e teria uma chance. Agora, nem jogando está.

Há muita coisa para melhorar para que o Brasil faça boas eliminatórias, sem riscos. Depois da Copa do Mundo, foram raras as atuações elogiáveis. Contra o Peru, duas vezes, contra a Argentina, no Mineirão, numa partida que poderia ter perdido —que jogo difícil!

É preciso recuperar a confiança. Também entender um sistema tático e a saída de Arthur para a Juventus exige pensar no futuro. Na Copa América, o Brasil foi melhor quando puxou Arthur para perto de Casemiro. Com dois meio-campistas mais perto do goleiro e um mais solto, Phillippe Coutinho.

Mas a ideia da seleção é que as coisas funcionam melhor com o triângulo ao contrário. Casemiro atrás de dois meias. Neste caso, Arthur ou Bruno Guimarães, ou Douglas Luiz, ex-Vasco... Qualquer desses poderia ser o meia. Só que dois deles estão jogando como primeiro volante em seus clubes e Arthur pode ser usado da mesma maneira na Juventus.

A ideia é ter um sistema de jogo e não ser escravo dele. Lembra a França de 2018, que planejava atuar com um time que agredisse o adversário e entrou na história como a campeã que se defendeu e jogou com poucos ataques.

O Brasil não pode ser assim. Jogar bem, para nós, significa se impor, e para os adversários também, porque normalmente atrasam a marcação e exigem criatividade num minifúndio.

A próxima seleção, a das eliminatórias, terá de levar em conta as condições físicas e técnicas, pensar em quem já está em ação e quem ainda não está. Fabinho, do Liverpool, é o reserva de Casemiro. Mas talvez os dois possam até jogar juntos, se estiverem com ritmo de jogo.

Além de tudo isso, haverá Neymar. Ausente na Copa América, ele precisa entrar, mas no lugar de quem rende menos. Se levar em conta os últimos jogos, quem sai é Coutinho e Éverton Cebolinha continua. Nesse caso, Neymar joga pelo meio, como segundo atacante.

Se for assim, mais um fator para permitir Casemiro e Fabinho juntos, segurança atrás, para mais atacantes na frente. Tudo isso está na mesa, porque ninguém sabe em que condição física chegarão os jogadores em setembro.

Setembro? É o que diz a Conmebol. Mas como ter certeza sobre quando, como e onde haverá os jogos das eliminatórias? Mais uma razão para olhar quem está jogando e montar o time possível, quando o futebol de seleções retornar de verdade.

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.