PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu
PVC

Palmeiras e Flamengo mostram que abismo não é grande

Não existe igualdade econômica, e mesmo assim dá jogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Mundial de Clubes é desigual desde 1995 a ponto de haver 23 vitórias europeias e apenas seis sul-americanas nesse período. Mas as duas últimas decisões foram marcadas por prorrogações e jogos de igual para igual, Palmeiras x Chelsea, Flamengo x Liverpool.

Apesar da inegável superioridade europeia, do interesse menor deles em relação ao Mundial, da transformação que faz a América do Sul jogar na estratégia contra os europeus no ataque, mesmo com tudo isso, a distância não está gigante.

Há detalhes a se cuidar, como Abel Ferreira alertou em sua entrevista coletiva antes da decisão de Abu Dhabi. "Os gramados. As pessoas dizem que o jogo no Brasil é mais lento e não entendem que esse é um cuidado com o gramado. Não adianta ter uma Ferrari para andar nas ruas de São Paulo."

Chelsea x Palmeiras, nos Emirados Árabes Unidos, deu jogo - Karim Sahib/AFP

À parte o recado para prefeito e governador, Abel falou uma verdade nua e crua. O jogo no Brasileirão pode melhorar com uma simples atenção: a grama.

Por outro lado, Abel usou uma estratégia tipicamente da América do Sul, que parece superada no velho continente: marcação individual. Assim como Cuca, ou Marcelo Bielsa, ou Giampiero Gasperini na Atalanta, fez seu time marcar homem a homem.

Rony e Scarpa marcavam os alas, Hudson-Odoi e Azpilicueta. Havertz era perseguido por Marcos Rocha, Mount por Piquerez, Gustavo Gómez marcava Lukaku com Luan na sobra –atuação brilhante de Luan, mesmo com o toque de mão do pênalti.

No meio, Danilo marcava Kovacic, e Zé Rafael perseguia Kanté. Sobravam Dudu e Raphael Veiga para os contra-ataques, pelos lados. A estratégia era defensiva, mas o Palmeiras ameaçou o Chelsea. Três finalizações certas para cada lado, duas de pênalti.

Esquema tático do Palmeiras
Palmeiras e seu rígido sistema de marcação -
Esquema tático do Chelsea
Chelsea com o mesmo sistema, mas no ataque -

Óbvio que a medida certa das disputas entre europeus e sul-americanos se dará na Copa do Mundo. Mas as duas últimas finalíssimas dão noção de que pode haver mais equilíbrio do que faz supor nossa visão dos jogos de todos os finais de semana, Premier League x Brasileirão.

Veiga passou mal, Rony não tinha mais pernas, Dudu saiu esgotado, tudo isso porque é muito difícil jogar uma partida inteira em nível de total concentração, sabendo que o adversário é melhor e pode decidir a partida num mínimo vacilo.

Um mísero cochilo, e Rony deixou Hudson-Odoi, uma única vez na partida, sob o controle de Marcos Rocha. O cruzamento que chegou à cabeça de Lukaku e foi parar na rede. O pênalti de Luan, como o de Thiago Silva, foi marcado pelo vídeo.

Ao mesmo tempo em que é triste a constatação de que o clube sul-americano sempre tem de se defender, em vez de atacar como no passado, é importante entender que tem dado jogo. Não existe igualdade econômica, o Chelsea disputa a semifinal com 11 estrangeiros, seleção internacional, e mesmo assim dá jogo.

Em 2019, tinha gente que dizia que o Liverpool ia jogar com reservas em vez de escalar os titulares disponíveis. E, mesmo assim, deu jogo.

Tem muita coisa para transformar no futebol brasileiro, da gestão à capacidade de apostar em trabalhos de técnicos por longo prazo. Mas parecem faltar poucos detalhes para que os times brasileiros possam, de fato, voltar a competir e vencer, como não ocorre desde 2012.

Um pouquinho só de investimento em cultura... Parece um país que a gente conhece.

Segue o jogo

As mensagens de Abel Ferreira nas redes sociais deram margem a que se especulasse sobre sua sequência. Ele segue. Pode receber proposta no meio do ano. Neste momento, segue. Traz conhecimento. Mesmo que muitos queiram mais ataque.

Paulo Sousa

O técnico do Flamengo agrada os jogadores do Flamengo, pela qualidade dos treinos e pelo conhecimento teórico. Desagrada parte da torcida e da crítica porque não é espetacular. No estadual? Mas estadual vale ou não vale? Alguém precisa decidir. Domingo, tem Supercopa do Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.