PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu

Palmeiras é campeão da tática que não é estática

Com vitória histórica por 4 a 0 sobre o São Paulo, alviverde consolida variedade de estratégias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Palmeiras deixou apenas Gustavo Gómez e Murilo na defesa, liberou os dois laterais na linha média, junto com Danilo e invadiu o terreno do São Paulo com cinco homens. Na movimentação ofensiva, a pirâmide do início da história tática do mundo. Cinco na frente.

Significava deixar 17 jogadores num reduzido espaço de 15 metros, entre a linha da grande área da defesa do São Paulo e a intermediária ofensiva palmeirense.

Capitão Gustavo Gomez levanta a taça de Campeão Paulista do Palmeiras, no Allianz Parque - Nelson Almeida/AFP

Neste cenário, o normal era o gol sair só de bola parada. O Palmeiras marcou 30 vezes neste ano, 17 em jogadas ensaiadas. Vai dizer que Abel Ferreira não trabalha o ataque?

"Pergunte aos meus jogadores quanto tempo trabalho o ataque e quanto tempo a defesa", desafia.

O técnico português não concorda que o excesso de concentração na defesa tire forças para atacar, mesmo depois de "cabeça fria, coração quente" explicar a substituição de Raphael Veiga, na final da Libertadores, por seu esgotamento físico.

Campinho PVC 0404
Campinho - Núcleo de Imagem

A final do Campeonato Paulista e as diferentes estratégias nos cinco clássicos da campanha mostram o português como um camaleão tático. Ataca os erros dos rivais e defende-se de suas qualidades.

Os primeiros 28 minutos, em que o Palmeiras fez 2 x 0 e empatou o confronto mata-mata, dão razão a Abel. Atacava com até oito jogadores, com estratégia.

Com o empate e a característica do time, atrasou a marcação. É possível julgar um erro. Só que o Palmeiras fez 3 x 0 em contra-ataque puxado por Dudu aos 2 minutos do segundo tempo, finalizado por Raphael Veiga, como se fosse centroavante.

Falta atacar? Falta centroavante? Neste momento, não falta nada. Erro é julgar um técnico genial quando acerta e burro quando erra, como já dizia.

O Palmeiras passou a ter o que gosta, o contra-ataque. Só que dos 32 gols da equipe de Abel Ferreira, neste ano, só 4 aconteceram desta maneira. A dependência maior é da bola parada –16 em cobranças de faltas, escanteios e pênaltis.

Não é depender dos contra golpes. É saber utilizá-los.

Não é excluir as bolas paradas, mas saber usá-las.

Dá para discutir. De 15 finalizações no primeiro tempo, para apenas uma até os 30 do segundo tempo, o gol de Raphael Veiga. De 55% de posse de bola, para 44% depois de fazer 3 x 0. Do controle total da partida, para chamar o adversário e apostar que não conseguirá entrar em sua defesa. Arrisca mais do que precisa, diante de sua qualidade.

Por outro lado, tática não é estática.

Assim como Rogério Ceni sabe montar sua equipe de acordo com cada jogo e de acordo com sua dificuldade. O São Paulo foi o time de maior evolução durante todo o Campeonato Paulista. Usou os meninos, amadureceu com Diego Costa –grande atuação no Allianz Parque– Pablo Maia, Rodrigo Nestor, perdeu seu melhor jogador nas finais, o meia Gabriel Sara.

Não dá para cobrar do São Paulo a eficiência do Palmeiras. Mesmo com tudo isto, mostrou ser rival forte e tem jogadores para fazer grande papel no Brasileirão. Rogério Ceni é técnico para isso e para também pensar em sucessão de Tite.

Tudo à parte, o Palmeiras é o melhor time deste momento. Forte na defesa, rápido no ataque, inteligente para mudar a maneira de jogar de acordo com as circunstâncias do jogo. Futebol não é receita pronta.

​As voltas da bola

Paulo Sousa tem só 14 jogos e há quem decrete seu fracasso no Flamengo. O Brasil não pode continuar condenando trabalhos no início nem técnicos ao ostracismo. Abel Braga é campeão pelo Fluminense, três anos depois de ser escorraçado da Gávea.

Exagero santista

Fabián Bustos pode ser bom técnico para o Santos, mas encher o elenco de equatorianos parece um exagero. Como se o Equador andasse descobrindo mais talentos do que o solo sagrado da Vila Belmiro. A mistura entre juventude e experiência vai ser benéfica, na medida certa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.