PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Palmeiras eliminado: maratona ajuda a entender imprevisibilidade do futebol brasileiro

Todas as oscilações das equipes têm a marca do grande número de jogos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil em seu 47º jogo numa temporada iniciada em 23 de janeiro. Foi exatamente este o número de partidas do Bayern, na soma de Campeonato e Copa da Alemanha, além da Champions League 2021/22.

Não dá para dizer que a eliminação do mata-mata tenha acontecido por causa desta corrida com obstáculos, porque o time de Abel Ferreira jogou bem e poderia definir a classificação com o pênalti perdido por Raphael Veiga, aos 21 minutos do segundo tempo.

Ou com Gabriel Veron, passando por Jandrei, ainda na primeira etapa. Mas a maratona explica a lesão de Rony, a ausência de Rafael Navarro e a possível perda de ritmo de Raphael Veiga, depois de seis jogos fora por problema muscular.

Gómez disputa a bola com Calleri no duelo entre Palmeiras e São Paulo
Gómez disputa a bola com Calleri no duelo entre Palmeiras e São Paulo - Paulo Pinto - 14.jul.22/Saopaulofc.net

A corrida com obstáculos não é exclusividade do Palmeiras. Atlético-MG e Flamengo já chegaram a 44 partidas, o São Paulo tem 46 e todos têm altos e baixos. Rogério Ceni vê seu time amarrar o Atlético, no Mineirão, e ganhar nos pênaltis no Allianz Parque e, ao mesmo tempo, empata com o Juventude por 0 x 0 no Morumbi.

O Flamengo revive com uma reforma tática estruturada por Dorival Júnior, mas com 27 pontos perdidos dos 48 disputados no Brasileiro.

Todas estas oscilações levam à manutenção da marca registrada deste nação boleira: imprevisibilidade. Não é possível duvidar do Corinthians, de 42 partidas na temporada. A coleção de 14 empates atrapalha, mas ter cinco jogos a menos do que o favorito equivale a um mês no calendário europeu, a esta altura.

Talvez explique por que o Corinthians é tratado como uma vaca em cima de uma árvore, que ninguém sabe como subiu, mas se tem a certeza de que vai cair de lá. Só que não cai e já estamos na 17ª rodada do Brasileirão e é um dos raros cinco clubes vivos em três competições, junto com Athletico-PR, Atlético-GO, São Paulo e Flamengo.

Ainda vamos nos surpreender mais com este incrível futebol do Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.