PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Rússia

A Copa do Mundo sem tempo e sem pátria

Mundial do Qatar será diferente de tudo o que já se viu no torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tite só escalou a seleção com Paquetá como segundo homem de meio de campo, atrás de Raphinha, Vinicius Junior, Richarlison e Neymar por 15 minutos do amistoso contra o Japão. Foi o tempo necessário para Richarlison sofrer pênalti, Neymar cobrar e dar a vitória por 1 a 0.

Fora isso, a seleção usou o mesmo desenho que Tite pretende utilizar contra Gana, nesta sexta-feira (23), na goleada por 4 a 0 sobre o Paraguai, no Mineirão, mas com Fabinho de volante, Coutinho e Matheus Cunha no ataque.

Jogadores da seleção brasileira comemoram o primeiro gol contra o Paraguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo
Jogadores da seleção brasileira comemoram o primeiro gol contra o Paraguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo - Cesar Olmedo-8.jun.21/Reuters

É muito importante observar o que acontecerá nos jogos contra Gana e Tunísia. O Brasil aprendeu a repetir o chavão "seleção é momento" baseado numa época em que o time chegava ao México um mês antes de estrear contra a Tchecoslováquia, em 1970, ou aterrissava na Espanha vinte dias antes de enfrentar a União Soviética, em 1982.

Os jogadores de todas as seleções só serão liberados por seus clubes na noite de 13 de novembro. A Copa do Mundo começa no domingo seguinte, dia 20.

Ou se treina agora, ou nunca mais.

O Mundial do Qatar será o primeiro do século 21 com craques no meio da temporada, no ápice físico. Maradona chegou ao Mundial de 1986 depois de disputar 29 partidas na temporada. Brilhou!

Zidane assistiu à França estrear perdendo do Senegal na Copa do 2002. Exausto e machucado, após 47 jogos da temporada concluída duas semanas antes da Copa, o francês atuou no sacrifício e apenas na terceira rodada. A França era favorita e foi eliminada na fase de grupos.

Esta Copa promete ser diferente de tudo. Não apenas por ter os craques em boa forma, depois de 21 partidas, no máximo, antes do pontapé inicial.

Também porque a Fifa torna cada vez mais liberados os craques sem pátria. Portugal tem três brasileiros usualmente convocados por Fernando Santos: o zagueiro alagoano Pepe; o meia paraibano Otávio; e o volante carioca Matheus Nunes.

A Alemanha pode estrear Bella Kotchap, germânico nascido em Paris, que joga na Inglaterra, pelo Southampton. A Espanha não convocou desta vez, mas pode levar à Copa Thiago Alcântara, símbolo do futebol globalizado, por ter nascido na Itália, crescido no Brasil, ser campeão da Champions pelo Bayern, da Alemanha, atual jogador do Liverpool, da Inglaterra, que optou pela seleção espanhola.

Como seleção não é pátria de chuteiras, não há nenhum problema até aqui.

É diferente com o time do Qatar, dirigido pelo espanhol Felix Sánchez. Dos prováveis 26 convocados, um é português, o lateral Ró-Ró, dois nascidos no Sudão, dois no Iraque, além dos naturais do Egito, Gana, Argélia, Bahrein e França.

Se for para contratar jogadores, melhor ver Real Madrid, Barcelona, Manchester City e Paris Saint-Germain. A Copa é o momento em que os países da periferia do futebol sentem-se parte do mapa-múndi. É quando um senegalês torce por seu país em vez do Bayern, para comemorar Sadio Mané.

A relação do torcedor de seleção é – e sempre foi – diferente da que se tem com os clubes. Não é só no Brasil. O Milan é mais querido do que a Azzurra, o Barcelona é muito mais do que La Roja. Mas, na Copa, a torcida da Argentina encanta e um camaronês sente orgulho de ser o país de Samuel Eto’o e Roger Milla.

Senão, vira Fórmula 1, onde um autódromo na Holanda se pinta de cor de laranja para torcer por uma equipe austríaca, porque Max Verstappen é piloto da Red Bull. Como, no passado, brasileiros torcíamos por Ayrton Senna, para vê-lo festejar exibindo a bandeira do país.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.