PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC
Descrição de chapéu Libertadores

Felipão, 73, finalista da Libertadores pela quarta vez, está feliz

Treinador sorri por estar na decisão e por trabalhar com estrutura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Felipão está feliz. Não apenas por classificar o Athletico-PR para sua segunda final de Libertadores e a si mesmo para a quarta decisão. Está feliz por trabalhar com estrutura. No Brasil, determina-se que as vitórias e derrotas de um treinador têm a ver só com sua capacidade. Às vezes, o clube atrapalha.

Em 2018, quando retornou ao Palmeiras, seis anos depois de passar por um péssimo período da gestão palmeirense, os assessores definiam sua volta à Academia assim: "Parece que ele está na Disneylândia. Os olhos brilham, como se perguntasse: ‘Eu só preciso dar o treino?’".

Antes, em sua segunda passagem pelo Parque Antarctica, entre 2010 e 2012, uma briga com Kleber Gladiador fez o treinador definir que os dois não trabalhariam mais juntos. Questionado sobre o assunto, o presidente da época, Arnaldo Tirone, respondeu de modo patético: "Olha, o Palmeiras tem hierarquia, o presidente está acima, e o que o Felipão decidir nós vamos acatar".

Ao relembrar a história, Luiz Felipe faz o sinal da cruz.

O técnico Luiz Felipe Scolari está em um clube mais bem estruturado do que aquele que em que trabalhava em 2012 - Albari Rosa - 30.ago.22/AFP

A bagunça era tão grande que Scolari decidia coisas da alçada do presidente. O Palmeiras estava sucateado.

A felicidade de 2018 levou ao título brasileiro. No ano seguinte, foi líder até a 11ª rodada, com parte dos programas de debates decretando que o Palmeiras já era bicampeão. A queda de rendimento se juntou à eliminação da Libertadores pelo Grêmio e a uma surra do Flamengo, de Jorge Jesus, 3 a 0 no Maracanã.

Foi demitido pelo diretor-executivo Alexandre Mattos, com quem se reencontrou no Athletico-PR.

A pergunta não é por que razão Felipão foi bem no Palmeiras, de 2018, aos 70 anos, e pode encerrar sua carreira, aos 73, em sua quarta final de Libertadores. Muito mais difícil de entender é a razão de ter assumido o Cruzeiro, em 2020, e o Grêmio, em 2021.

Ou por que decidiu voltar à seleção, em 2014, para tentar o título mundial que já tinha.

Certamente alguém dirá que Felipão viveu o pecado da gula. Quem o conhece de perto sabe que ele não consegue ficar sem trabalhar.

É comovente ver um homem de 73 anos, numa noite de fria de Curitiba, assistindo ao time sub-20 do Athletico, como aconteceu no último dia 1º. Você se lembrará da cena do treinador levantando o celular para mostrar aos colegas que o Grêmio havia demitido Roger Machado e contratado Renato Gaúcho.

Não é importante saber se aprovou ou reprovou a decisão gremista. Relevante é entender que este homem de 73 anos, um dos únicos dois treinadores da história do futebol a disputar três Copas do Mundo e levar sua seleção à semifinal em todas –Zagallo é o outro–, estava vendo o time sub-20 jogar, numa noite curitibana, com oito graus de temperatura.

Felipão não correria o risco do fracasso se estivesse passeando em Gramado, de mãos dadas com dona Olga, como fazia quando foi convidado pelo Cruzeiro, em meio à pandemia. Ou se estivesse em Portugal, curtindo os netos e as homenagens dos portugueses, que o tratam como se fosse um Dom João 6º às avessas, por ter unido o povo do futebol em Portugal.

Depois de encerrar a carreira de jogador, em 1982, Felipão dava aulas todas as manhãs numa escola pública em Montenegro, a 60 km de Porto Alegre. À tarde, viajava pilotando um Fusca por 129 km para treinar os meninos do Caxias e voltava à noite para Porto Alegre, onde estudava educação física.

Assim nasceu o técnico do Chelsea, de Portugal, campeão mundial pelo Brasil, aquele que dirigiu clubes de sete países e está prestes a encerrar a carreira disputando sua quarta final de Libertadores.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.